O curso de YouTube para iniciantes dá dicas sobre design do canal, criação de vídeo e ferramentas de uso mesmo sem ter conhecimento avançado.

Para que você possa desenvolver sua marca, expandir seu negócio, criar autoridade e captar clientes é que o curso gratuito de YouTube para iniciantes, do CollabPlay, foi criado. 

Youtube é a plataforma mais popular de vídeo do mundo. É o que mostra a pesquisa Video Viewers que indica que Youtube consolida as principais tendências no consumo de vídeo. 

Um estudo do Think With Google revelou que 40% dos brasileiros passaram mais de três horas por dia no YouTube desde o início da quarentena. Por isso, se você ainda não possui uma estratégia de vídeo marketing para o seu negócio, chegou a hora de começar a pensar nisso.

De modo geral, para fazer sucesso no Youtube, você precisa conhecer muito bem a abordagem da plataforma e produzir um conteúdo de qualidade.  E, quem melhor que um expert em criação de vídeo para o YouTube para ensiná-lo a criar o seu próprio canal?

No curso YouTube para Iniciantes: Como criar e crescer o seu canal, o professor Dionatan Simioni vai compartilhar sua experiência de quase 10 anos na criação de conteúdo em vídeo para o YouTube. 

Ele é dono do Diolinux, um canal de tecnologia com mais de 400 mil inscritos, focado na cultura Open Source e no mundo Linux.

Com os conteúdos do curso, você vai aprender por que o YouTube é uma ótima plataforma, conhecer o processo de criação da conta, entender as particularidades para criar um canal que é a sua cara e até mesmo como realizar a publicação do primeiro vídeo, com dicas de SEO e indexação! Imperdível, né? 

E o melhor de tudo? Completamente gratuito! 

Dividido em três módulos e com cerca de 1h30 de duração, o curso foi desenvolvido com objetivo de fornecer dicas sobre o design do canal, elaboração da marca e ferramentas de uso mesmo sem ter conhecimento avançado. 

O professor Dionatan Simioni ainda indica bons equipamentos como câmera, luz e som, para quando você quiser investir em upgrades futuros.

O que você vai encontrar no Curso Gratuito de YouTube para Iniciantes

As pessoas consomem vídeos no YouTube por diversos motivos. Um deles é a necessidade de solucionar problemas e os vídeos costumam trazer essa solução de forma rápida, prática e principalmente de fácil entendimento.

O papel das empresas que vão produzir vídeos no YouTube é justamente atender essa demanda e ajudar seus clientes a entenderem os serviços/produtos que adquirem.

Neste curso, você vai obter uma visão geral de tudo o que é necessário para criar, personalizar e crescer seu canal do YouTube e alguns aspectos técnicos que devem ser considerados na criação de um vídeo de sucesso. 

Após a primeira aula introdutória de YouTube para iniciantes, você irá conhecer o passo a passo para criar a sua conta e então como personalizá-la de uma forma que as pessoas se conectem com você e a sua marca. 

Dionatan Simioni irá mostrar como definir um nome personalizado, inserir uma imagem que será o símbolo do seu canal, adicionar uma descrição, adicionar o seu site, blog e redes sociais e como adicionar uma capa. 

Além disso, você irá conhecer o painel do YouTube Studio, configurações de monetização e a como inserir palavras chaves relacionadas ao conteúdo

Já o segundo módulo do curso é completamente dedicado à criação do seu primeiro conteúdo em vídeo e dicas de posicionamento de câmera, luzes, microfone, edição de vídeo e, é claro, a sua oratória. 

O processo de criação de vídeos demanda que você saiba como conversar com o seu público, ou seja a sua persona, e criar conteúdo baseado em intenção, aplicando técnicas de marketing de conteúdo para tornar o seu canal mais relevante no meio em que você decidiu atuar.

Uma das metodologias utilizadas para criação de roteiros de vídeo é a Hero, Hub, Help. Estes termos especificam tipos diferentes de conteúdo que ajudam a definir a abordagem, frequência, objetivos e condução do seu projeto no YouTube. 

O professor Dionatan Simioni explicará em detalhes as características de cada um mas, de modo geral, o  Hero é o conteúdo “celebridade”. Enquanto o Hero exemplifica os vídeos virais e criativos, o conteúdo Hub simboliza periodicidade. 

Nesta modalidade, o formato segue um único padrão com objetivo de fazer com que as pessoas identifiquem a marca. Já as produções Help são tutoriais, conteúdos relevantes e informativos. 

Uma parte muito importante de um vídeo de sucesso é a edição, certo? 

Por isso, uma das aulas do curso de YouTube para Iniciantes: Como criar e crescer o seu canal é sobre técnicas de edição de vídeo. Mas, não pense que você precisa ser um videomaker profissional para realizar uma boa edição de vídeo.

O professor vai ensinar técnicas básicas de edição de vídeo, como deixar os vídeos dinâmicos e divertidos e ideias para softwares de edição. 

Para criar um vídeo de sucesso, é recomendado que você seja criativo, tenha boas habilidades de gerenciamento e entusiasmo para aprender a mexer nestes softwares. 

Para colocar de fato a mão na massa, o professor incentiva que você grave seu primeiro vídeo, aplicando todas as técnicas indicadas. Não se cobre demais! É normal que os vídeos não sejam perfeitos, mas já diz o ditado “a prática leva à perfeição”.  

Em seguida, você aprenderá como subir o seu primeiro conteúdo de vídeo no YouTube: 

  • Como fazer o seu primeiro upload de vídeo
  • Boas práticas para a descrição do seu vídeo
  • Dicas para criar thumbnails
  • Organizar conteúdos em playlists
  •  Configurações de data, local e categoria

Por fim, na última aula, o professor Dio traz uma lista de “Dos and Dont’s”, ou seja, o que você deve ou não fazer na hora de divulgar o seu canal. Isso vai lhe dar muitas ideias e poupará você de alguns erros.

Por que o YouTube é importante para a estratégia de marketing de uma empresa? 

O YouTube permite que as marcas e os empreendedores apresentem conteúdo exclusivo, fácil de ser consumido e compartilhado pelos espectadores.

Não apenas por que seu público está no YouTube, mas por ser o segundo maior mecanismo de pesquisa da Internet, o YouTube pode ajudar a melhorar seu SEO e a presença digital da sua marca. 

É compreensível que muitas empresas considerem muito mais difícil manter um canal no YouTube do que um blog, devido aos custos de produção e edição. 

Contudo, o YouTube deve ser tratado da mesma forma que qualquer outra parte de sua estratégia de conteúdo.  Ou seja, se você não for consistente, não verá nenhum resultado.

A chave para o sucesso na Internet é criar conteúdo de alta qualidade para que as pessoas queiram ver e compartilhar com sua rede. Tão importante quanto isso, é manter uma periodicidade. 

Neste curso você aprenderá como criar uma conta e conhecerá as dicas para seu primeiro vídeo, mas não queremos que você parepor aí.

Que tal começar logo esta jornada e criar autoridade na internet?

Inscreva-se já gratuitamente no curso YouTube para Iniciantes: Como criar e crescer o seu canal.

Assine a nossa newsletter! Receba conteúdos como este no seu e-mail 🙂