O SEO local é uma estratégia que pode oferecer diversas vantagens aos pequenos negócios. Saiba como fazer um de forma eficiente para atrair mais clientes!

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SEO local é o nome dado ao processo de otimização de presença de um site para buscas locais. Ele permite que empresas promovam seus produtos e serviços para pessoas que estejam em uma localidade próxima a elas.

Para coletar as informações, o SEO local atua com base no algoritmo de busca local e leva em consideração a geolocalização, destaque e relevância.

Portanto, o que será analisado pelo algoritmo é:

  1. Proximidade da empresa em relação à pessoa que está fazendo a busca;
  2. Nível de popularidade;
  3. Relevância entre o que foi pesquisado e o que ela oferece.

Mas será que vale a pena adotar estratégias de SEO local? A resposta para isso está em alguns números divulgados pelo Google:

  • 5 bilhões de pesquisas por restaurantes;
  • 1 bilhão de pesquisas por lojas de roupas;
  • 600 milhões de pesquisas por salão de beleza;
  • 5 milhões de pesquisas por cafeteria.

Logo, quem deseja ser encontrado em meio a essa diversidade de pesquisas e melhorar o posicionamento da marca, precisa dar uma atenção ao SEO local.

Agora que você conheceu um pouco mais sobre essa ferramenta, que tal aprender a utilizá-la na prática? Neste artigo, traremos dicas para atrair mais clientes com SEO local e as vantagens de incluir o seu negócio nessa prática.

Neste conteúdo você vai ler

Como pequenos negócios podem atrair mais clientes com SEO local?

  1. Dê mais atenção aos resultados
  2. Olhe para o Google Meu Negócio
  3. Peça a opinião de seus clientes
  4. Crie parcerias e troque backlinks
  5. Mantenha seu site bem otimizado
  6. Busque palavras-chave regionais
  7. Desenvolva conteúdos relevantes

Quais as vantagens de implementar boas práticas de SEO local?

  • Ajuda a posicionar a empresa
  • Incentiva o levante de mão
  • Gera credibilidade regional
  • Alcança públicos distintos

Como pequenos negócios podem atrair mais clientes com SEO local?

1. Dê mais atenção aos resultados

O profissional de SEO costuma colocar como objetivo central do seu trabalho gerar mais tráfego orgânico. Essa ideia, porém, precisa mudar um pouco quando se trata de SEO local, tendo em vista que o resultado deve ser prioridade.

Quando uma pessoa pesquisa por algum negócio local no Google, é comum que ele queira apenas obter alguma informação rápida, como telefone e endereço. Logo, o buscador está em constante evolução para que ele obtenha as respostas prontas rapidamente.

Essa é uma funcionalidade do Google Local Pack, em que o usuário clica em uma das empresas e confere os dados que constam no seu Google Meu Negócio. Isto elimina a necessidade de ter que acessar o site para saber o básico sobre a empresa.

Com isso, não significa que ninguém irá acessar o site, mas esse processo visa uma maior efetividade na disponibilidade de informações – o que poderá render boas vendas.

2. Olhe para o Google Meu Negócio

Pegando o gancho da dica acima, o Google Meu Negócio é uma das ferramentas imprescindíveis para quem deseja ser encontrado no Google e no Google Maps em uma única navegação.

As se cadastrar nele, quando alguém pesquisar por padaria, por exemplo, e clicar no seu nome no Google Maps, poderá visualizar um pequeno “cartão” referente a sua empresa, que pode conter:

  • Fotos da empresa;
  • Telefone;
  • Endereço;
  • Horário de funcionamento;
  • Avaliações.

3. Peça a opinião de seus clientes

As avaliações que citamos acima são muito importantes, pois influenciam na tomada de decisão de outros consumidores. São elas que mostram o que as outras pessoas pensam sobre o seu negócio e a experiência que tiveram ao comprar de você.

Elas também são essenciais pensando no SEO local. Isso porque o Google é capaz de entender o que os usuários pensam sobre a empresa e melhorar a sua relevância na hora da pesquisa.

Logo, quando mais avaliações e notas positivas você receber, melhor será a posição adquirida.

Existe algum blog relevante na sua região que tenha relação com o que você oferece? Converse com a pessoa responsável e avaliem juntos a possibilidade de trocar divulgações. A dica é buscar parcerias e utilizar esse canal de tráfego para elevar as visitas ao seu site.

Receber backlinks e citações de páginas de qualidade, com autoridade e confiança poderá ajudar a impulsionar o seu SEO local. O Google verá isso como algo positivo, o que poderá melhorar também o seu ranking orgânico.

5. Mantenha seu site bem otimizado

Outra forma de atrair mais clientes através do SEO local é pensando na otimização do seu site. Existem várias estratégias que podem ser adotadas, com destaque para:

  • Crie uma página de contato com endereço e telefone;
  • Tenha um site responsivo, ou seja, que se adapta facilmente a qualquer dispositivo utilizado, seja smartphone, tablet ou computador;
  • Crie um botão de ligação, que permita que a pessoa, acessando a página através de um dispositivo móvel, clique no número e realize uma chamada direta;
  • Acrescente um mapa com a localização da sua empresa;
  • Adicione depoimentos de clientes;
  • Crie uma descrição da página incluindo os dados mais relevantes, como a localização do seu negócio.

6. Busque palavras-chave regionais

Fazer um estudo das palavras-chave mais pesquisadas no seu bairro ou cidade e que tenham ligação com seus serviços e produtos é essencial.

Isso porque isso faz com que a pesquisa seja mais efetiva, aproximando a sua empresa de quem realmente tem intenção em contratá-lo.

7. Desenvolva conteúdos relevantes

Outra dica importante em relação ao SEO local diz respeito ao Marketing de Conteúdo. Criar um blog e desenvolver conteúdos relevantes, que realmente esclareçam dúvidas dos seus clientes, é fundamental para criar autoridade.

Mas atenção: não fique falando apenas dos seus serviços ou produtos. Aborde sobre assuntos que sejam de interesse da sua persona e que, de fato, vão ao encontro das suas dores.

Quais as vantagens de implementar boas práticas de SEO local?

Essa estratégia oferece diversos benefícios para os pequenos negócios. Os principais são:

Ajuda a posicionar a empresa

O SEO local permite que as empresas consigam se posicionar. Com isso, seus sites passam a ser facilmente localizados, melhorando a sua posição nos mecanismos de busca.

Junto a isso, permite que os clientes encontrem os seus dados rapidamente, aumentando as probabilidades de eles entrarem em contato ou irem até o local.

Incentiva o “levante de mão”

Essa estratégia também estimula o cliente a “levantar a mão”, ou seja, a demonstrar maior interesse em adquirir do seu negócio e até entrar em contato para tirar alguma dúvida.

Gera credibilidade regional

Quando um consumidor realiza uma pesquisa no Google, os links que estão dispostos nas primeiras posições aparentam ter mais credibilidade. De fato, isso não está errado, pensando no processo de ranqueamento que os mecanismos de busca realizam para oferecer o que há de melhor para seus usuários.

Logo, ao utilizar estratégias de SEO local e se posicionar melhor no Google, você estará transparecendo autoridade e credibilidade, aumentando as chances de realizar novas vendas.

Alcança públicos distintos

Um dos benefícios que o SEO local oferece é a possibilidade de atingir diversos públicos em regiões específicas. Imagine a quantidade de pessoas que andam próximo ao seu estabelecimento, mas não sabem o que de fato você oferece?

Com essa estratégia, você conseguirá aparecer para potenciais novos clientes – sem precisar investir em mídia.

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