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O sorteio no Instagram é uma das estratégias mais utilizadas pelas empresas para gerar alcance e engajamento. Descubra porque você também deve adotá-lo em seu negócio.

Você já deve ter participado de um sorteio no Instagram ou pensou em adotar essa estratégia para o seu negócio. Isso não é à toa, pois a rede social possui mais de 64 milhões de usuários em todo o mundo e serve como uma grande vitrine para qualquer empresa. 

O sorteio é bastante utilizado, pois é o meio mais conhecido para a divulgação das marcas, bem como para atração de seguidores e potenciais clientes. Mas, assim como em outras estratégias do marketing digital, o sorteio do Instagram também precisa de planejamento e seguir algumas regras. 

Nesse post, vamos te ajudar a entender o que é e como usar o sorteio do Instagram em benefício do seu negócio. Acompanhe! 

Sorteio no Instagram: o que é?

O sorteio no Instagram é muito parecido com um sorteio comum, onde são distribuídos prêmios ou mesmo benefícios gratuitos aos vencedores da ação. Para participar de um sorteio, é preciso que as pessoas sigam os requisitos definidos pela empresa para serem habilitadas a participar da ação promocional. 

Na rede social, as marcas normalmente oferecem para sorteio seus produtos, serviços, cupons de desconto, vale-compras, entre outros itens. Com essa estratégia, as empresas conseguem não apenas novos seguidores, como também ganham visibilidade na rede social, engajamento, maior tráfego no site e, por consequência, podem aumentar suas vendas. 

Como usar o sorteio do Instagram?

Criar um sorteio no Instagram é simples, mas é preciso seguir as diretrizes da rede, assim como outras regras em âmbito jurídico e governamental para ser legítimo. 

Se o seu objetivo com o sorteio é puramente comercial, é necessário seguir as seguintes regras: 

  • Estar em dia com a Previdência Social;
  • Não possuir pendências tributárias, sejam com o município, Estado ou União;
  • Solicitar o Certificado de Autorização do sorteio junto à Secretaria de Acompanhamento Fiscal, Energia e Loteria.

Tudo isso pode ser feito de forma online, junto ao SCPC (Sistema de Controle de Promoção Comercial). 

Agora, se a sua promoção tiver objetivo esportivo-cultural ou artístico, não é necessário seguir todo esse protocolo. 

sorteio instagram

Qual a hashtag do sorteio do Instagram?

As hashtags são grandes aliados das marcas nas redes sociais, pois funcionam como palavras-chaves que ajudam o usuário a encontrar o que estão procurando nas redes sociais. Além disso, no Instagram é possível seguir hashtags e ficar por dentro de todas as novidades relacionadas a elas. 

Por isso, é muito importante que o seu sorteio possua hashtags na descrição, pois muitas pessoas procuram pela oportunidade de ganhar algo por meio do Instagram. As principais hashtags usadas são:

  • #instasorteio
  • #sorteiobrasil
  • #sorteiorolando
  • #sorteio
  • #sorteiogram
  • #promo

Vantagens do sorteio do Instagram

O sorteio do Instagram possui diversas vantagens para as empresas, principalmente para os brasileiros, que amam um sorteio e a possibilidade de ganhar algum brinde ou benefício. Confira alguns dos benefícios que seu negócio pode ter apostando nessa estratégia. 

Alcance

O sorteio tem uma capacidade grande de gerar alcance no Instagram, pois atraem a atenção dos usuários pelo fato de poderem ganhar algo ao usar a rede social. Dessa forma, a partir da interação com o seu post, por comentários e compartilhamentos, o conteúdo chega até outras pessoas, aumentando a divulgação de sua marca

Visibilidade da marca

Outro benefício do sorteio é a possibilidade de trazer maior visibilidade para sua empresa, pois ele alcança diversas pessoas que provavelmente nunca tiveram contato com a sua marca. 

A partir da curiosidade criada pelo sorteio, os usuários da rede social podem se interessar em conhecer mais sobre seu negócio, produtos, serviços e até se tornar um cliente. 

Engajamento com seguidores

O engajamento é gerado a partir dos requisitos do sorteio, pois em muitos deles é preciso marcar amigos, compartilhar e curtir o post, por exemplo. Todos esses fatores geram engajamento dos usuários com o seu perfil, trazendo mais relevância para sua marca. 

Custo-benefício

Uma das maiores vantagens do sorteio no Instagram é o custo-benefício. Isso porque o investimento inicial para o sorteio é muito baixo, pois envolve apenas um produto, serviço ou até um brinde de um fornecedor e as taxas de fiscalização da promoção. 

Em contrapartida, os seus ganhos são: visibilidade, alcance, engajamentos, novos seguidores e possível aumento no número de vendas. 

Como fazer um sorteio no Instagram?

Para realizar um sorteio de sucesso para o seu negócio, criamos um passo a passo para ajudar a construir essa estratégia. Confira! 

Defina prazos

Assim como em qualquer ação da sua empresa, no sorteio do Instagram também é preciso definir prazos. Afinal, com um planejamento bem definido de cada etapa do processo, sua promoção tem muito mais chance de sucesso. 

Dessa forma, procure definir quando a campanha vai ao ar, qual o período de participação dos usuários da rede social, quando o resultado será divulgado e a data de entrega do prêmio, por exemplo. 

Tenha as regras claras

Para que o sorteio funcione corretamente e os participantes não tenham dúvidas sobre a ação, é preciso que defina com clareza as regras e divulgue tudo com transparência. Conheças as regras mais utilizadas pelas empresas:

  • Marcar amigos nos comentários (não é válido para perfis comerciais, bem como de pessoas famosas);
  • Curtir a postagem oficial do sorteio;
  • Seguir o perfil de uma empresa parceira na ação promocional;
  • Compartilhar a postagem oficial nos stories, marcando a sua empresa;
  • Assumir os custos do frete, caso o usuário não resida na cidade do sorteio. 

Indique qual será o prêmio

O que chama a atenção em um sorteio é o prêmio. Por isso, para que sua ação seja efetiva, é bem importante que divulgue qual será o prêmio e até suas vantagens. Isso irá atrair muito mais pessoas, trazendo maior visibilidade para a sua marca e possíveis novos clientes. 

Informe o número de ganhadores

Outra informação importante em um sorteio do Instagram é informar o número de ganhadores da ação. Afinal, a sua ação promocional não precisa conter apenas um produto ou serviço para sorteio. Muitas empresas optam por premiar até 3 pessoas, aumentando o interesse do público pelo sorteio e, consequentemente, pela sua empresa. 

Análise e divulgação dos vencedores

Ao planejar um sorteio, é válido ter em mente que precisará analisar dois cenários de seu perfil no Instagram. Isso envolve conhecer os números da página previamente, para entender os efeitos dele após o seu término. 

As métricas importantes de avaliar são:

  • Número de seguidores;
  • Engajamento;
  • Curtidas;
  • Tempo de visualização dos posts nos stories;
  • Compartilhamentos;
  • Alcance. 

Além disso, também é importante revelar os sortudos que ganharam os brindes. Isso traz credibilidade não só para a ação promocional, mas para a sua empresa. Afinal, todas as pessoas que participam do sorteio criam expectativas sobre o prêmio e, ao mesmo tempo, gostam de conhecer o resultado da ação. 

Apps para sorteio Instagram

Você deve imaginar que não tem como fazer o sorteio do Instagram via papelzinho ou mesmo registrando os nomes manualmente. Os sorteios se tornaram populares porque contam com o apoio de aplicativos que ajudam a definir os campeões de maneira fácil e intuitiva. Confira os mais usados pelas empresas em suas ações!

AppTuts

Com o aplicativo, você vincula a sua conta no Instagram, assim como a postagem oficial do sorteio e a ferramenta carrega automaticamente o nome dos participantes. Além disso, você configura as regras de seu sorteio e número de ganhadores, deixando o processo totalmente transparente para os participantes. O melhor de tudo: o app é gratuito. 

Sorteiogram

O Sorteiogram é uma das ferramentas mais utilizadas pelas empresas em seus sorteios. Além de ser gratuita e muito fácil de usar, possui diversos benefícios como definição das regras para o sorteio, proibição de comentários e o engajamento dos participantes a partir de seus comentários na postagem oficial da promoção. 

Wishpond

O Wishpond é uma ferramenta que vai além dos sorteios tradicionais. Por ser um aplicativo pago, ele oferece serviços como a criação de landing pages, sorteios, enquetes, concursos e muito mais. Caso você tenha interesse em conhecer a ferramenta, eles oferecem um período de teste grátis de 14 dias. 

Sorteador

O Sorteador é uma ferramenta gratuita, mas bem simples. Nele, é possível fazer sorteios com a delimitação de número de participantes, entre 1 a 100, por exemplo. Esse aplicativo não é muito recomendado caso a sua promoção tenha um número elevado de comentários ou mesmo de participantes, pois não oferece a opção de vínculo com a sua conta, organização dos usuários e engajamento da ação. 

Esperamos ter ajudado você a entender mais sobre o sorteio do Instagram e como adotar essa estratégia em seu negócio. Gostou do conteúdo? Então confira os demais artigos com informações no Blog da Hostgator sobre inovação, negócios e tecnologia. 

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    • Defina prazos

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    • Indique qual será o prêmio

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