Criar um blog para restaurantes pode não ser uma tarefa fácil. Por isso, leia nossas dicas e entenda o que seu blog precisa ter para fazer sucesso!

Se você é um apaixonado por culinária, um estudante de gastronomia, um entusiasta da vida saudável ou apenas gosta de comer, um blog para restaurantes pode ser uma boa oportunidade para compartilhar seu talento e opinião.

Há muito tempo, os blogs têm ocupado papel fundamental na web por concentrar conteúdos de relevância para os internautas. E é exatamente por esse motivo que você pode ter benefícios ao criar um blog e utilizá-lo no seu marketing para restaurante.

Você quer criar um blog de restaurante e não sabe por onde começar? Neste artigo, nós vamos explicar os passos necessários para criar seu próprio blog e começar a compartilhar sua paixão com o mundo!

Qual a importância de ter um blog de restaurante?

De maneira geral, um ótimo blog de gastronomia atende a dois requisitos principais: ser informativo e ser útil. Na maioria dos casos, quando uma pessoa procura um blog, ela quer conhecer receitas originais, avaliar sua opinião sobre restaurantes locais e conhecer melhor seu restaurante. 

Então, invista numa presença digital e aproveite os recursos de engajamento que as redes sociais oferecem. Porém, antes de pensar em estratégias de marketing de conteúdo, você precisa criar um blog. 

No tópico a seguir, você confere um passo a passo de como fazer isso do zero e utilizar seu blog em marketing de conteúdo para restaurantes

Como criar um blog para restaurantes no WordPress?

A ideia de construir um site pode parecer complexa no início, sobretudo se você nunca ouviu falar em WordPress ou tem pouca experiência na área. Para ajudá-lo, a HostGator possui um guia prático que ensina como utilizar o WordPress para colocar seu blog para restaurantes no ar. 

De qualquer forma, tudo se resume a uma série de etapas. Confira abaixo.

Definindo objetivos

A criação de um blog para restaurantes para seu negócio pode ter vários objetivos: aumentar a visibilidade do estabelecimento, divulgar receitas de restaurantes, concentrar a comunicação com os clientes ou tornar-se referência no nicho de alimentação. 

Para que você realmente alcance o que deseja, é importante definir precisamente o objetivo que norteará toda sua estratégia de conteúdo. Confira algumas dicas abaixo:

  • Restaurantes voltados para alguma nacionalidade, como comida japonesa: explorar o local de origem, comidas típicas, receitas;
  • Dicas de pratos e drinks para fazer em casa;
  • Gestão de restaurantes e dicas de administração,
  • Notícias do mercado de restaurantes, food service, etc.

Registrando um domínio

Como e onde registrar um domínio
Registro de Domínio – HostGator

O domínio é o nome de seu blog para restaurantes, isto é, o endereço pelo qual ele será encontrado. Portanto, na hora de registrar um domínio, certifique-se de que o nome seja realmente representativo do seu negócio.

Ele também precisa chamar a atenção do público e ser fácil de memorizar pelas pessoas. Além disso, veja se o domínio que você deseja registrar está disponível.

Ferramenta de pesquisa de domínio Registro BR
Ferramenta de pesquisa de domínio – Registro BR

Adquirindo uma hospedagem

Além de armazenar, a hospedagem também realiza transferências e controla os dados que se conectam à sua página.

Um blog de restaurante profissional precisa contar com um serviço de hospedagem excelente, por isso, o mais indicado é que você adquira um plano pago. O bom é que você pode verificar diversas opções de hospedagens de sites por um ótimo custo-benefício.

Criar site WordPress
Hospedagem WordPress – HostGator

Criando seu blog com WordPress

O WordPress é uma excelente alternativa porque apresenta as melhores e mais avançadas ferramentas do mercado, com atualizações constantes e interface intuitiva para criação de sites. No caso de blog para restaurantes, é interessante investir em temas WordPress para culinária/restaurante, lembrando sempre de se certificar se o template é responsivo e está atualizado.

Se você não tem muita familiaridade com WordPress, convidamos você a conhecer o curso gratuito de Introdução ao WordPress, que vai ajudar no passo a passo da criação, no site da HostGator Academy.  

Como manter um blog de restaurante

Agora que você já sabe como criar um blog de receitas e restaurantes, é hora de conhecer as práticas para mantê-lo com sucesso! 

Produza muito conteúdo

Digamos que a “alma” de um blog é seu conteúdo! Por isso, é muito importante que você invista na produção de conteúdo sobre restaurantes para seu blog. Um bom conteúdo presume uma definição de personas e uma pesquisa de temas, a partir do levantamento de palavras-chave mais buscadas no seu nicho.

Execute um bom SEO

SEO é uma sigla que se refere à otimização de conteúdo para buscadores. É uma prática empregada na escrita e na organização dos textos para alinhar o conteúdo aos requisitos de resultado dos mecanismos de pesquisa. Os conteúdos mais otimizados são aqueles que aparecem nas primeiras páginas de buscadores, como o Google. 

Invista na divulgação

Além da constância de conteúdos e otimização destes, é preciso investir na divulgação do blog. Isso pode ser feito de várias maneiras, como por meio de posts em redes sociais, parceria com outros blogs e até mesmo por e-mail. Neste último caso, vale a pena investir em uma lista de contatos interessados — comece coletando os e-mails dos seus clientes, caso ainda não tenha uma lista. 

Análises e métricas

Essa etapa é fundamental para ter excelência e continuar evoluindo sempre. É interessante que você procure e se familiarize com ferramentas que te ajudem com as métricas, como o Google Analytics e o Search Console.

Para saber mais sobre o assunto, confira nosso artigo sobre Métricas e Dimensões em Campanhas de Marketing Digital!