Investir em marketing para restaurantes se tornou essencial, ainda mais se considerarmos a alta competitividade nesse segmento e o impacto que muitos estabelecimentos sofreram com a pandemia do coronavírus.

Em artigo publicado em seu site, a Associação Brasileira de Bares e Restaurante (Abrasel) traz diversas orientações em relação às novas exigências de consumo dos clientes e incentiva o fortalecimento da comunicação de bares e restaurantes em sites e redes sociais, além do atendimento por agendamento e/ou delivery.

A verdade é que o comportamento e preferência dos consumidores mudou e é muito mais difícil as pessoas se interessarem por negócios que não estão online e que não investem em uma boa divulgação de seus produtos ou serviços.

Pensando nisso, apresentamos neste artigo 5 dicas de como divulgar seu bar ou restaurante na internet com uso de estratégias efetivas e de baixo custo!

Tópicos abordados neste artigo:

Como elaborar um plano de marketing para restaurante

  1. Analise o mercado
  2. Defina um objetivo
  3. Monte o seu planejamento

5 dicas de marketing para restaurante

Como elaborar um plano de marketing para restaurantes

Antes de falar sobre as dicas propriamente, precisamos entender o que é e como elaborar um plano de marketing para seu restaurante ou bar.

Essa é uma parte fundamental do processo porque de nada adianta aplicar várias estratégias de marketing isoladamente, sem que isso tenha uma coerência e esteja planejado para atingir um objetivo!

1- Analise o mercado

A análise de mercado é uma avaliação completa dos aspectos internos e externos ao seu negócio. Nela, você deve considerar pontos fortes, limitações, oportunidades, riscos e muitos outros aspectos.

Dois pontos são especialmente importantes: a concorrência e seus clientes em potencial. Isso porque são os dois fundamentos que devem nortear sua estratégia de marketing para restaurantes.

Em relação ao primeiro ponto, uma preocupação de sua empresa enquanto bar ou restaurante deve ser o posicionamento de seus concorrentes – como presença digital, avaliações, se oferece serviço delivery, preços e descontos.

Já o segundo, os clientes em potencial, é importante estudá-los e avaliá-los com profundidade. No caso de restaurantes e bares, o público-alvo são as pessoas que você pode alcançar ao oferecer entregas em casa ou então os que podem vir ao local de consumo – normalmente população local ou turistas.

2- Defina um objetivo

Um plano de marketing para restaurante só funciona se for bem elaborado e tiver um objetivo definido – isso é imprescindível!

Especialmente na internet, onde os usuários são bombardeados com informação 24h, um conteúdo estratégico e que atinja exatamente sua persona é o que fará diferença no sucesso ou fracasso de seus esforços.

Você consegue identificar sua persona ao fazer um estudo analítico do seu público. Em marketing digital, ela nada mais é que a representação do seu cliente ideal.

Dentre os objetivos a serem definidos, você pode identificar a necessidade de:

  • Aumentar o número de vendas (seja durante ou aos fins de semana);
  • Conquistar a posição de melhor restaurante ou bar da região em um nicho específico;
  • Estimular as vendas por delivery e muitos outros.

3- Monte o seu planejamento

Agora que você já levantou informações essenciais para direcionar sua estratégia de marketing para restaurantes, é hora de estruturar um plano!

Nele, você deve descrever todas as ações, atribuições, responsabilidades e prazos.

Abuse da criatividade e insira o máximo de detalhes que conseguir. Por fim, não esqueça que você precisa de foco para botá-lo em prática.

5 dicas de marketing para restaurantes

Vamos praticar?

Confira a seguir nossa seleção de 5 dicas para divulgar seu bar ou restaurante na internet com sucesso:

Invista na criação de um site

Um site é um espaço próprio de comunicação da sua empresa com os clientes.

Ao contrário das redes sociais, que são espaços que utilizamos de um terceiro – uma empresa, o site é o seu local!

Com ele, você pode aumentar a visibilidade de seu estabelecimento na internet por meio de técnicas de SEO para restaurantes. Aplicada ao longo prazo, essa técnica facilita que seu site seja encontrado pelos buscadores, também melhora a comunicação e traz mais credibilidade a sua empresa.

Se você ainda não tem um site, vai encontrar opções gratuitas na internet, mas é bom ficar atento. Dependendo da sua persona ou mesmo do seu objetivo, vale a pena investir em opções pagas que geralmente possuem mais recursos e que tendem a transmitir mais credibilidade e segurança à persona.

Por exemplo, uma preocupação obrigatória deve ser em relação à responsividade. Ou seja, seu site precisa mostrar o conteúdo de forma correta quando o acesso é feito pelo celular. Certifique-se que o caminho escolhido tem essa opção.

Aliás, aqui no no blog da Hostgator você encontra diversos conteúdos sobre esse assunto. Confira o guia Tudo sobre hospedagem de sites. Lá você fica sabendo de todas as etapas para montar seu site para restaurante, do registro do domínio à hospedagem.

Promova campanhas nas redes sociais

As redes sociais são poderosas aliadas do marketing de restaurantes!

Além de poder abusar dos posts de comidas e bebidas, é possível investir em anúncios que aumentarão ainda mais a visibilidade de seu negócio.

Uma dica é investir no Instagram para restaurantes, pois o apelo visual é muito efetivo para despertar o desejo de seu cliente por um prato ou bebida.

E a falta de dinheiro não pode ser uma desculpa aqui. Afinal, com a tecnologia presente na maioria dos celulares de hoje, você consegue fazer belas fotografias, editar com filtros básicos, postar e impressionar seu público.

Aproveite e confira o webinar Estratégia para divulgar seu site. Lá você vai ter várias dicas de como turbinar o alcance do seu restaurante não só por meio do site, mas também ao planejar conteúdo para as redes sociais.

Defina uma identidade visual

O reconhecimento de uma marca ou empresa acontece de diversas formas e sem dúvida a identidade visual é imprescindível nesse processo!

Aposte nessa criação e na divulgação de comunicações com a “cara” de seu negócio, isso fará toda diferença.

Afinal, ao criar sua marca você define muito mais do que uma “placa” com o nome do seu restaurante. A identidade visual carrega valor. A logo da sua marca, as cores que você escolhe e a tipografia irão falar com seu público.

Quer uma dica? Passe a observar a identidade visual de restaurantes que você admira ou são inspiração para o seu negócio. A ideia aqui não é “copiar” a concorrência, mas analisar. A fim, até mesmo, de criar uma proposta inovadora, por que não?

Crie um programa de fidelidade e descontos

Fidelizar clientes é uma ótima e barata estratégia de marketing para restaurantes!

Além de ser mais em conta do que investir em prospecção, o programa de fidelidade pode trazer um retorno de vendas muito bom – as pessoas sempre estão interessadas em ganhar benefícios por consumir.

Uma estratégia complementar é trabalhar com cupons de descontos, que também estimulam muito o consumo!

Aposte no delivery

Por fim, uma dica de ouro que comentamos no início deste artigo, é apostar em um delivery de comida para seu bar ou restaurante. O delivery é a opção do momento para os clientes que desejam facilidade e comodidade.

Aplicativos como iFood e Rappi são alternativas para terceirizar esse serviço, e também há a opção de estruturar um sistema de entregas próprio – vale a pena analisar a opção mais vantajosa para você. O importante é que você dê esse passo para aumentar o alcance de seu bar ou restaurante.

E então, essas dicas foram úteis? Esperamos que sim. Comente!

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Além dele, caso você se interesse em investir em campanhas e anúncios, recomendamos o curso Introdução ao Google Ads, que será de grande ajuda para impulsionar o marketing de seu restaurante