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Se você quer saber como usar o LinkedIn, confira esse guia completo e comece a fazer networking ainda hoje.

Fundado em 2002, o LinkedIn é conhecido como a rede social dos profissionais. Ambiente de muita troca, networking e negócios, esse espaço pode ser muito valioso caso você saiba exatamente como usar o LinkedIn para alavancar sua marca. 

Além do principal atrativo que é a divulgação de vagas de emprego em todo o país, o LinkedIn tem se tornado uma fonte das mais diversas oportunidades em relação ao mercado de trabalho. 

Seja em contratação, aprendizado, eventos online, encontros ou webinários, a plataforma disponibiliza uma série de recursos a serem aproveitados por quem busca construir uma carreira sólida. Ela também pode ser uma grande aliada para quem deseja uma promoção no trabalho, alcançar outros empregadores ou simplesmente conhecer pessoas que compartilhem dos mesmos interesses.  

Para entender exatamente como essa rede social pode te ajudar a ampliar seus negócios e extrair o melhor dela, vamos detalhar um pouco mais seus recursos e funcionalidades. Além disso, nesse artigo você também vai conhecer algumas dicas essenciais de como usar o LinkedIn e alcançar seus objetivos profissionais. Acompanhe a seguir.

O que é LinkedIn?

Atualmente, o LinkedIn é a maior plataforma de relacionamentos profissionais do mundo e têm ampliado muito suas funções que, inicialmente, se resumiam à busca e oferta de vagas de emprego.

Fundado em dezembro de 2002, o site foi lançado oficialmente apenas em maio de 2003 já com o intuito de ser uma rede social profissional. A princípio, apenas 350 pessoas foram convidadas para usar a plataforma, mas já em seu primeiro mês o LinkedIn alcançou a surpreendente marca de 4500 usuários. 

Esse rápido e notável crescimento chamou a atenção de investidores de todo o mundo, o que contribuiu para que, em menos de um ano de seu lançamento, a rede já contasse com  mais de 1 milhão de cadastros ativos.

Atualmente o site possui 875 milhões de usuários cadastrados e mais de 60 mil empresas produzindo conteúdo e disponibilizando vagas diariamente. Além disso, a rede social do networking profissional já foi apontada como uma fonte de captação de leads muito mais eficaz que o Twitter e o Facebook

Esse dado, aliás, fez com que muita gente também passasse a utilizar o site como ferramenta de prospecção. Ele funciona de forma muito eficaz para quem sabe aproveitar a segmentação cirúrgica que a busca avançada da plataforma disponibiliza. 

Uma rede de oportunidades

Se você ainda está na dúvida sobre o poder da plataforma de alavancar sua carreira, confira alguns números interessantes e surpreendentes sobre o site, coletados de um estudo da Statistic Brain.

  • 87% dos recrutadores usam regularmente o LinkedIn e optam por divulgar processos seletivos diretamente na plataforma;
  • Mais de 122 milhões de pessoas conseguiram uma entrevista de emprego através do site;
  • Aproximadamente 40 milhões de contratações foram intermediadas pela plataforma desde seu lançamento;
  • Além disso, profissionais de Recursos Humanos contam que os empregados contratados pelo LinkedIn têm 40% menos chance de deixar o emprego nos 6 meses iniciais. 

Como usar o LinkedIn

Assim como em todas as redes sociais, investir em tornar seu perfil atraente é fundamental para se destacar em meio a multidão. Alguns cuidados básicos como a boa foto de perfil e a produção de conteúdo de valor são dicas simples que se aplicam à maioria das plataformas. 

Entretanto, o LinkedIn possui características específicas e, principalmente por ser uma rede social de negócios, exige cuidado a alguns detalhes que em outras redes não costumamos nos atentar.

Se você quer entender como usar o LinkedIn e se posicionar da forma mais eficaz de acordo com seus objetivos, confira algumas dicas que farão você atualizar o perfil imediatamente:

Personalize a URL

Poucos se atentam a esse detalhe, mas a URL sem otimização pode prejudicar o alcance do seu perfil. Além disso, otimizar a URL vai facilitar que você seja encontrado quando as pessoas buscarem pelo seu nome.

Normalmente, ao criar o perfil um endereço automático é gerado com base no seu nome e mais alguns números aleatórios para que a URL não seja repetida. Entretanto, a plataforma permite ao usuário a edição do endereço desde que respeitando a necessidade de exclusividade. 

Você pode alterar a URL de seu LinkedIn clicando em “editar perfil público e URL” dentro do seu perfil, na parte superior direita. Em seguida, clique em “Alterar URL personalizada”. 

Depois é só escolher o endereço desejado e, se não estiver sendo usado por outro perfil, confirmar clicando em “salvar”. 

como usar o linkedin

Escolha uma boa foto de perfil

A foto de perfil é a parte principal de seu perfil e deve ser escolhida com atenção. Avalie a imagem que você pretende passar e escolha uma foto que corresponda com seus posicionamentos. 

É importante ressaltar que não é regra que suas roupas sejam sociais ou que você esteja com pose de executivo em sua foto de perfil, mas uma boa iluminação e resolução fazem toda a diferença. 

Escolha sempre uma foto nítida, que você goste e que passe segurança. Lembre-se: a primeira impressão é a que fica e, ao se candidatar às vagas dentro do site, ela será a primeira imagem que o recrutador terá de você. 

Foto de capa

A foto de capa praticamente complementa sua foto de perfil, por isso é fundamental que haja harmonia entre elas para que o visual fique favorável. 

É muito comum utilizar uma capa com tema da empresa que você trabalha, mas caso não se sinta confortável ou seja um profissional autônomo, invista em uma imagem de capa que tenha conexão com o seu ramo de atuação ou que complemente as informações de seu perfil. 

Atente-se para o tamanho da imagem de capa para não prejudicar a resolução ou o formato ao publicar na plataforma. A proporção sugerida pelo LinkedIn é de 1200 x 627 pixels.

O LinkedIn pode servir como uma espécie de portfólio profissional. Use e abuse das publicações para divulgar seus trabalhos anteriores. 

Não importa sua área de atuação, sempre há uma forma de utilizar as publicações da plataforma para se posicionar como autoridade e mostrar o que sabe. 

Aproveite para compartilhar os insights que você obteve ao desenvolver determinado projeto, divulgue publicações acadêmicas e depoimentos de clientes satisfeitos. As certificações também costumam ter grande destaque no LinkedIn, então, caso você esteja se capacitando, deixe sua rede saber disso!

Adicione suas experiências de trabalho

Como se trata de uma rede social que valoriza as relações profissionais, adicionar suas experiências de trabalho, opiniões e interesses é uma forma muito eficaz de se conectar a pessoas que consomem e produzem conteúdo de valor dentro do seu nicho.

Além disso, seu perfil funciona como currículo em grande parte das contratações que rolam pelo LinkedIn. Adicionar todo tipo de informação que possa te favorecer em um processo seletivo é também uma forma de poupar tempo do recrutador que busca experiências específicas. 

Além do cargo e do período que permaneceu em cada trabalho, aproveite para detalhar as funções exercidas em cada um dos empregos, os processos que ajudou a implementar, produtos que participou da elaboração e demais detalhes que possam agregar. 

Transforme o perfil em um currículo PDF

Com todas essas informações sobre suas competências, experiências anteriores, interesses e certificações, o LinkedIn se torna um currículo perfeito, não é mesmo? Através do site já é possível baixar seu perfil em formato PDF para usá-lo exatamente com essa finalidade. 

Inúmeras empresas de recrutamento e seleção já estão exigindo currículos nesse formato. Por isso, utilizá-lo é uma excelente forma de otimizar tempo e de manter suas informações sempre atualizadas, já que ali se concentram praticamente todos os dados necessários para que um recrutador faça suas primeiras avaliações. 

Siga empresas e grupos de seu interesse

Assim como se conectar a pessoas que trabalham no mesmo segmento e compartilham dos mesmos interesses, seguir empresas que você admira é uma forma de melhorar o conteúdo que aparece no seu feed. 

Seguir perfis empresariais é, também, uma forma de ter acesso às vagas de empregos disponibilizadas em primeira mão. Além disso, conhecer e interagir com uma empresa garante a oportunidade de ser visto e notado antes mesmo de se candidatar aos processos seletivos.

Peça recomendações por suas experiências

A área de recomendações é uma das coisas mais interessantes do LinkedIn. Parece recente um passado onde era necessário adicionar diversos números de telefone aos currículos como uma forma de comprovar as boas referências.

Hoje em dia, no LinkedIn, se destaca quem já mostra essas referências através das recomendações do perfil. Elas podem vir de colegas de trabalho, supervisores e até mesmo de liderados e visam mostrar como é trabalhar com aquele profissional e quais competências mais se destacam. 

Se você não se sentir confortável para pedir recomendações diretamente a seus colegas, comece a exercitar a escrita dedicando um tempo a recomendar as competências de quem já trabalhou com você e fez a diferença. 

Certamente, ao receber a avaliação é bem provável que seu colega queira retribuir a gentileza, mas é importante ressaltar que, para que isso aconteça, ele também deve  enxergar você como um excelente profissional. 

Habilite a opção de recrutadores encontrarem seu perfil

Outro detalhe fundamental para quem quer atrair os olhos de recrutadores através da rede social é habilitar a opção de ser encontrado por recrutadores.  

Para isso, acesse a área de “Configurações e privacidade”, na aba “Privacidade dos dados”, e ative a opção “Indique seu interesse a recrutadores em empresas para as quais você criou alertas de vaga”.

Além disso, ative o alerta de vagas para as empresas que você sempre sonhou em trabalhar e seja o primeiro a ter acesso às vagas divulgadas e a ser visto pelos recrutadores de lá. 

Acompanhe os posts e se prepare para atender aos requisitos divulgados, dessa forma você já sairá na frente de grande parte dos candidatos. 

Crie conexões na rede social

As conexões são fundamentais para que seu perfil alcance mais pessoas. É através delas que você pode ficar por dentro das atualizações de seus colegas de trabalho ou de potenciais clientes. 

Além da opção de conexão, em que é necessário um interesse mútuo, você também pode utilizar a opção “seguir” para acompanhar as postagens de quem você ainda não tem contato direto para se conectar. 

É uma excelente forma de ficar por dentro de tudo que compartilham os grandes gestores que te inspiram, além de acompanhar e torcer pela trajetória profissional daquele ex-colega de trabalho que, mesmo seguindo caminhos distintos, deixou saudade. 

Evite entrar em discussões

Quando se pensa em como usar o LinkedIn, vale lembrar que ele é utilizado como o cartão de visitas de um profissional. Por isso, evite entrar em discussões e polêmicas no geral. É importante ressaltar que os comentários realizados na rede aparecem para suas conexões mesmo que elas não sigam a página em específico. 

Além disso, não podemos deixar de ressaltar que é possível conseguir excelentes oportunidades de negócio nesse ambiente, portanto, não haja de forma que você não agiria durante uma entrevista de emprego. 

Bônus de como usar o LinkedIn: não esqueça das otimizações

Assim como nos motores de buscas, um dos segredos de como usar o LinkedIn é que também dá para otimizar seu perfil para ser encontrado pelas pessoas certas nos momentos certos. Para isso, é importante ter seu objetivo definido de forma bastante clara. 

Se você pretende ser encontrado por empresas que buscam especialistas em determinada função, você precisa ter os termos de busca em seu perfil. Preferencialmente, no campo de cargos e funções, utilize algumas palavras específicas do seu nicho que possam ser buscados na rede. 

Invista em uma bio sucinta e objetiva que auxilie as pessoas que encontrem seu perfil a entenderem, de forma instantânea, suas atribuições principais e diferenciais competitivos. 

Nesse campo também é importante aproveitar a oportunidade para trabalhar alguns termos de busca que sejam interessantes para você. 

Conclusão

O LinkedIn é a principal e maior rede social com foco em negócios do mundo. Além de ser uma plataforma com inúmeras oportunidades de emprego, ela também disponibiliza algumas soluções em recrutamento e seleção, avaliações de competências e, até mesmo, capacitações que podem valorizar muito seu currículo. 

É importante definir um objetivo quando se pensa em como utilizar o LinkedIn para encontrar os melhores caminhos para deixar seu perfil atraente e fácil de se encontrar. O site ainda permite acompanhar o dia a dia de executivos das grandes corporações e ficar por dentro das principais atualizações do mercado. 

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    • Habilite a opção de recrutadores encontrarem seu perfil

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Alexandre Nogueira

Alexandre Nogueira é jornalista, Redator SEO, Copywriter e especialista em tecnologia. Possui ainda pós-graduação em Jornalismo Esportivo e especialização em marketing digital. Já trabalhou em grandes agências, como a Rock Content e a SharpSpring. Escreve sobre Tecnologia, Marketing digital, SEO, Cultura e Esportes. Ama jornalismo, games, tecnologia, pets, cinema, viajar, escrever, o futebol e o Santos, não necessariamente nessa ordem.

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