Caso esteja se perguntando "como divulgar meu restaurante?", leia esse artigo no blog da HostGator e confira 7 dicas para atrair clientes.

Para quem é empreendedor há pouco tempo, uma das grandes dúvidas depois de abrir um negócio no setor alimentício é “como divulgar meu restaurante?”. Se você está nessa situação e não sabe o que fazer, leia o conteúdo a seguir e entenda, com algumas dicas, como atrair mais clientes.

1 – Use e abuse das fotos

Para atrair novos clientes não basta criar um site e espalhar panfletos em bairros próximos. Em uma época em que a imagem conta muito e a internet faz parte do cotidiano, é preciso investir na estética dos pratos e criar fotos.

É comum que as pessoas visitem os sites de novas lojas em busca de menus. Por isso, o ditado “uma boa imagem vale mais do que mil palavras” se encaixa perfeitamente quando o objetivo é entender como divulgar o seu restaurante.

2 – Compartilhe fotos nas redes sociais

Você sabia que investir no marketing para restaurantes nas redes sociais é uma ideia? Segundo uma pesquisa da Global Digital Overview em 2020, os brasileiros ficam em média três horas e 31 minutos nas redes sociais por dia, tornando aplicativos como Instagram e Facebook ótimos lugares para divulgar os seus pratos.

Para isso, monte um cronograma de publicações e invista em um equipamento ou uma empresa para fazer as fotos dos seus pratos e do local. Lembrando sempre que existem horários estratégicos nas redes sociais para atrair mais clientes, como um pouco antes do almoço ou do jantar.

3 – Incentive seus clientes a deixarem depoimentos 

Ainda se perguntando “como divulgar meu restaurante?”. Saiba que além do marketing digital, há outra forma de investir na divulgação do restaurante: a fidelização dos clientes. Ao coletar e compartilhar os depoimentos de seus clientes, você poderá comprovar a qualidade do estabelecimento e instigar a provar o seu cardápio. 

Por isso, uma das dicas é fazer promoções que incentivem os seus clientes a compartilharem fotos e comentários sobre os seus produtos, dando mais credibilidade ao que você compartilha nos canais de comunicação do restaurante. 

4 – Crie uma conta no Google Meu Negócio

Se você já sabe a resposta para a pergunta “como divulgar meu restaurante?”, acrescente uma ferramenta do Google entre esses meios. Ou seja, você pode cadastrar o seu estabelecimento no Google Meu Negócio e começar a aparecer no buscador caso alguém procure por locais para comer perto do seu endereço. 

Para fazer o cadastro é simples: você precisa colocar o endereço do restaurante, assim como telefone, site, horário de funcionamento e outras informações. Assim que preencher essa ficha, o estabelecimento começará a aparecer no Google Maps e os visitantes poderão deixar comentários.

Criar conta – Google Meu Negócio

5 – Esteja também no Trip Advisor

Outra ferramenta muito usada por quem se pergunta “como divulgar o meu restaurante na internet?” é o Trip Advisor. Como um site de viagens, nele você poderá colocar fotos e descrições sobre o seu estabelecimento, assim, as pessoas que visitarem a cidade poderão deixar comentários e avaliações. 

Com avaliações altas, maiores serão as chances de as pessoas optarem por seu estabelecimento. Por isso, incentive e indique para que os clientes avaliem o restaurante depois de comer.

Criar perfil – Tripadvisor

6 – Descubra o seu diferencial e foque nele

Um dos meios de entender como melhorar o movimento do restaurante é encontrar um diferencial do seu negócio, ou seja, algo que o torne único diante da concorrência. Pode ser desde o uso de produtos sem agrotóxicos até o modo como é feito o atendimento.

Assim que tiver identificado como a sua empresa se destaca, o próximo passo é investir na divulgação. Em outras palavras, se o restaurante tem bebidas que pegam fogo, por exemplo, tire fotos e faça vídeos. Assim, você conseguirá visibilidade, atraindo mais clientes.

7 – Faça perguntas ao seu público

Caso esteja precisando de ideias para o restaurante se destacar, não existe ninguém melhor do que os seus clientes para dar opiniões e mostrar onde é preciso se aperfeiçoar. Ter esse tipo de envolvimento tende a aumentar o engajamento e te aproximar do público, levando à fidelização.

Além de uma boa estratégia de divulgação, é importante cuidar dos frequentadores do seu estabelecimento. Isso porque um bom atendimento e qualidade geralmente levam a indicações, aumentando o lucro da empresa.

Confira mais sobre estratégias para divulgar seu restaurante

Neste artigo, nós te ajudamos com algumas dicas para te ajudar a encontrar respostas a perguntas como: “como divulgar meu restaurante?”.

Se você quiser se aprofundar nas estratégias de marketing, que tal acessar o blog da HostGator e conhecer algumas estratégias para divulgar o negócio na internet? Acesse!