Se você deseja ter seu próprio site, entenda primeiro como comprar um domínio e registrá-lo. Veja nosso passo a passo e aprenda de forma simples.

Entender como comprar um domínio para o site do seu bar ou restaurante vai muito além de saber como comprar os direitos sobre o nome escolhido. O processo começa lá atrás, na escolha do nome. Isso porque não adianta apenas registrar o nome da sua empresa e achar que vai conseguir visibilidade na internet.

O número de empresas de serviço e alimentação que migraram para o digital em 2020 é imenso. Seja através das redes sociais, delivery ou atendimento por aplicativos, a tecnologia chegou e tem muita gente sabendo aproveitar essas ferramentas para ganhar mais clientes.

Com essa concorrência, apenas estar na internet não basta, é preciso saber como se posicionar e ganhar a atenção do público, começando por uma boa vitrine. Isso significa que você vai precisar levar não só seus produtos, mas a essência, os valores e a sua marca para o ambiente digital por meio do seu website. 

Além da mensagem a ser passada, existe uma série de técnicas de SEO que vão te ajudar a ser encontrado com mais facilidade nos buscadores, aumentando suas chances de conquistar novos clientes. Continue a leitura e saiba como e quanto custa para comprar um domínio de site.

O que é um domínio?

Domínio é você na internet

Basicamente, o domínio funciona como seu endereço na internet. Assim como sua localização física é divulgada para que seus clientes o encontrem, no campo virtual, as pessoas precisam saber onde você está. Com a utilização de técnicas de SEO, fica ainda mais fácil encontrá-lo.

Existem diversos tipos de extensão para domínios, e a mais usada no Brasil é a .com.br. Esse modelo é bem prático, o problema é que tem muita gente usando, diminuindo a disponibilidade de domínio.

Entretanto, existem muitas outras extensões para serem usadas, algumas inclusive já indicam o tipo de serviço ou a localização, como .sp, .bar, .cafe ou .club, por exemplo. Use a abuse da criatividade e faça um nome simples, mas que fique na cabeça das pessoas.

Como escolher um bom domínio

Antes de comprar domínio de site, é preciso escolher um que combine com seu negócio. Para estabelecimentos que trabalham com comida e bebida, é interessante comprar um domínio que indique sua localização. Assim, as pessoas podem  encontrá-lo ao buscar opções de alimentação na região.

Pense em turistas em busca de um restaurante, ao pesquisar no Google, incluirão o nome de sua cidade ou bairro seguido do tipo de prato ou serviço que desejam. Essa técnica pode aumentar muito seus resultados nos mecanismos de busca.

Outra dica importante é não criar um domínio muito grande. Duas ou três palavras é o suficiente para um nome que tenha tudo a ver com seu negócio e que as pessoas consigam gravá-lo na memória.

Evite palavras confusas

Antes de entender como comprar um domínio, certifique-se de que o nome é simples e fácil de lembrar. Evite números e palavras que possuem semelhança ou que possam ser escritas erradas, como termos em inglês ou palavras com letras repetidas.

No caso de um nome composto, como, por exemplo: “Lojas Sabrina”, www.lojassabrina.com.br., os dois “S” podem causar uma confusão e levar seu cliente para uma página de erro e não para seu site.

Caso isso aconteça, a chance de ele desistir no meio do caminho é gigantesca. Lembre-se de que na internet tudo é muito rápido, basta dois ou três cliques mal-sucedidos para que a pessoa parta para o próximo assunto.

Registrar seu domínio

Depois de entender mais sobre como comprar um domínio e escolher a opção perfeita para seu bar ou restaurante, está na hora de registrá-lo. A primeira coisa que você precisa fazer para registrar domínio é verificar a disponibilidade do domínio. Sim, existe a possibilidade de alguém já estar usando o nome que você quer para o seu site.

Mas não se preocupe, se este for o caso, você pode conseguir as informações do atual proprietário e tentar negociar o uso do endereço eletrônico. Use a ferramenta WHOIS para fazer isso.

Ferramenta de pesquisa de domínio Registro BR
Ferramenta de pesquisa de domínio – Registro BR

O nome que você escolheu está disponível? Agora é a hora de comprar o domínio. Depois disso, você precisa saber como comprar um domínio de site.

Para isso, você vai precisar de uma empresa especializada. A HostGator é referência mundial em hospedagem de sites e tem o melhor custo-benefício do mercado. Para comprar domínio para seu site, você precisa de um servidor rápido, que ofereça um bom armazenamento. 

Restaurantes costumam ter um menu on-line com as fotos dos pratos, mas acontece que esse tipo de arquivo pode pesar e deixar seu site mais lento. Oferecer uma boa experiência para o usuário desde o primeiro contato aumentará suas chances de conquistar novos clientes.

Comprar domínio com armazenamento e sabendo exatamente quanto vai pagar antes de fechar negócio é bem simples. Agora que você já sabe como comprar um domínio, confira nosso outro artigo e veja dicas de nomes criativos para seu domínio!

E não esqueça de assinar a nossa newsletter! Receba conteúdos como este no seu e-mail 🙂