No blog da HostGator, você confere o passo a passo para solucionar o erro 503 e verificar quais são as principais fontes do problema.

(Atualizado: 23 de agosto 2021)

Se você utiliza a internet com frequência, sem dúvida, já viu o erro 503, que representa serviço indisponível. As páginas de erros acontecem constantemente e por diversos motivos: uma manutenção inesperada, um bug que passou despercebido, uma página que se tornou viral ou fluxo de conexões derrubou o servidor.

Os servidores que hospedam páginas da web recebem solicitações de navegadores ou dispositivos da web, que são conhecidos como clientes. Então, o servidor usa vários códigos de status diferentes para comunicar-se de volta.

Se o seu site apresentar um erro 503 de serviço indisponível, não há solução imediata. O primeiro passo é investigar o que está causando o problema, já que, embora esse tipo de falha indique o que aconteceu com seu site, ele não diz porque isso aconteceu.

Contudo, se você for o usuário de um site, não há muito o que possa fazer, uma vez que esse erro diz respeito a problemas no servidor. Agora, se o site for seu, é essencial que você corrija o erro o mais rápido possível para evitar a perda de clientes em potencial e não afetar a experiência do seu usuário. 

Neste artigo, você confere o que significa o erro 503 e algumas maneiras possíveis de resolvê-lo — tanto para um site que você está tentando visitar quanto para o seu próprio site.

O que é erro 503?

Os erros de página, ou códigos de status, são organizados em classes diferentes. Por sua vez, primeiro, estas são indicadas número do código de status: 

  • 1xx: informação — o servidor ainda está processando a solicitação;
  • 2xx: sucesso — a solicitação foi bem-sucedida, e o servidor responde com a página ou o recurso;
  • 3xx: redirecionamento — a página ou o recurso foi movido, e o servidor responderá com seu novo local;
  • 4xx: erro do cliente — há um erro na solicitação do navegador ou do dispositivo,
  • 5xx: erro do servidor — há um erro com o servidor.

Os dois últimos dígitos de cada código de status HTTP representam um status mais específico para cada classe. Mas o que significa o erro 503? Trata-se de um código de status HTTP que significa que o servidor do site simplesmente não está disponível no momento. 

Na maioria das vezes, ocorre porque o servidor está muito ocupado ou há uma manutenção em execução. Quando o seu site está apresentando um erro 503, os visitantes irão para uma página de erro, como abaixo.

Erro 503

Esse erro pode aparecer de algumas maneiras diferentes, as principais são: 

– 503 serviço indisponível;

– 503 serviço temporariamente indisponível;

– erro 503 do servidor HTTP;

– erro 503 do HTTP;

erro 503 service unavailable,

– o servidor está impossibilitado de atender à sua solicitação 

Entenda o http com esse vídeo incrível do Código Fonte, que vai te ensinar com destalhes sobre o assunto:

Causas do erro 503

Conforme mencionado acima, os códigos de status 5xx significam que há um problema com o próprio servidor. Existem muitos motivos pelos quais um servidor pode retornar com o erro 503, mas os mais comuns são manutenção, bug no código do servidor ou aumento repentino no tráfego, que faz com que o servidor fique sobrecarregado.

A notícia boa é que, qualquer que seja o motivo do erro 503, geralmente, ele é temporário. O servidor pode ser reiniciado ou o tráfego diminuirá, e o problema será resolvido.

Como resolver o problema 503?

O processo de como resolver o erro 503 vai depender se você é usuário ou proprietário do site. Caso você seja o proprietário ou faça parte da equipe de marketing e desenvolvimento, há um pouco mais que você pode fazer para diagnosticar e resolver o problema.

Com isso em mente, saiba que há alguns locais comuns para começar a procurar um problema. Comece entendendo a mensagem: algo deu errado? Reinicie os processos em execução e veja se isso ajuda. Abaixo, você confere alguns métodos de como solucionar o erro 503 como proprietário do site. 

Reinicie o servidor

O desenvolvimento é difícil — mesmo uma página estática simples pode ter tantas partes móveis que fica difícil identificar a causa do erro 503. Nesses casos, o melhor a fazer é reiniciar o servidor e ver se isso corrige o problema.

O método exato de reinicialização do servidor pode variar, mas normalmente você pode acessá-lo do painel do provedor ou por SSH no servidor, executando um comando de reinicialização.

O servidor deve reiniciar após alguns minutos. Se a configuração foi feita para ser executada automaticamente na inicialização, você pode visitar seu site e ver se está funcionando.

Verifique os logs do servidor

Caso a reinicialização do servidor não tenha dado certo, você pode verificar os logs. O log é composto por uma série de arquivos, criados e mantidos por um software. A localização dos logs do servidor pode variar dependendo de qual serviço você está executando, mas geralmente são encontrados em /var/log/. 

Por isso, verifique o diretório e a presença de alguma atividade incomum. Caso contrário, verifique o manual de seus programas executando man program_name.

Verifique se há manutenção automatizada em andamento

Às vezes, o 503 acontece devido a sessões de manutenção programada pelos  provedores de serviço. Atualizações automatizadas ocorrem durante o tempo de inatividade e ajudam a garantir que tudo esteja sendo executado na última versão. Apesar de isso ser uma notícia boa, vale conferir com seu provedor de serviço se o erro 503 está sendo causado pela manutenção programada.

Verifique as configurações de firewall do seu servidor

O erro de serviço indisponível também pode ser causado por um firewall mal configurado. Nesses casos, a conexão pode “passar”, mas não consegue retornar ao cliente. O método exato de ajustar as configurações do seu firewall depende de vários fatores. Dê uma olhada no seu pipeline e nos painéis do seu provedor de serviços para ver como você pode configurar o firewall.

Verifique o código

Os bugs são comuns no mundo da internet. Mesmo que você faça testes com frequência e tenha uma estratégia para correção de falhas, é impossível pegar todas. Ocasionalmente, uma pode escapar e causar um erro 503.

Se você já tentou de tudo e seu site ainda está mostrando um erro 503, a causa pode estar no código. Para resolver, verifique qualquer código do lado do servidor e preste atenção especial às expressões regulares.

Como os códigos de status 5xx significam que o erro está no lado do servidor, não há muito que você possa fazer diretamente como usuário. No entanto, você pode realizar alguns testes enquanto espera. 

Atualize a página

Às vezes, o erro é tão temporário que basta uma atualização simples. Com a página aberta, basta pressionar Ctrl-R, no Windows e no Linux, ou Cmd-R, no macOS, para atualizar a página. Você também pode repetir a URL na barra de endereços novamente, clicando no botão “recarregar/atualizar”.

Mas tome cuidado: se a mensagem de erro de serviço indisponível for exibida durante o pagamento de uma compra on-line, esteja ciente que várias tentativas de check-out podem acabar criando pedidos diversos e cobranças múltiplas! 

Reinicie seu roteador

O erro 503 pode estar relacionado a uma falha do servidor DNS, que atua como “tradutor” entre endereços IP e URLs legíveis por humanos. Geralmente, o DNS é hospedado em um servidor, que lida com tudo isso nos bastidores.

Isso significa que muitos roteadores armazenam as respostas dos servidores DNS em cache (www.google.com <==> 172.217.25.206) e, às vezes, isso pode ser corrompido e causar erros. Uma maneira fácil de redefinir ou “limpar” o cache é reiniciar o roteador. Basta desconectar o roteador por cerca de 5 segundos e conectá-lo novamente.

Entre em contato com o site 

Caso a atualização de página e a limpeza de cache não tenham dado certo, uma opção é entrar em contato diretamente com o site. Há uma boa chance de que os administradores do site já saibam sobre o erro 503, mas informá-los ou verificar o status do problema não é uma má ideia.

O que é erro 503 no YouTube?

O YouTube é uma das maiores plataformas da internet, e hoje em dia é plataforma de visualização e compartilhamento de vídeos mais popular do mundo. Porem, nada é perfeito, como em qualquer outra plataforma disponível na rede, não é verdade?

Também existe o Erro 503 no YouTube. Como mencionamos anteriormente, este erro informa que o servido não está disponível. O erro 503 no YouTube, pode acontecer quando não se esta conseguindo estabelecer uma conexão entre o servidor e o servidor proxy (solução que tem a função de intermediar o aparelho do usuário e o serviço que ele está tentando acessar).

Existem diversas formas para corrigir o erro 503 no YouTube:

  • Atualizar a página que está tentando acessar.
  • Verificar sua conexão de internet.
  • Reinicie seu roteador e o dispositivo que está utilizando.
  • Espere um período e tente novamente, já que o problema pode estar sendo causado por excesso de tráfego.

Confira como evitar o erro 503

Imagine que alguém pesquisa um tópico e encontra seu site na primeira página do Google. Quando ele clica em seu site, porém, os olhos pousam em uma página da web insípida que diz “serviço indisponível”. Frustrante, né? Se o usuário procura uma resposta e seu site a promete, mas não a entrega porque há algo errado, as chances são de que ele perca a confiança em sua marca. 

Agora que você já sabe como corrigir erro 503, saiba que existem formas para evitar que o erro de serviço indisponível aconteça: verifique limites de conexão, limitação de largura de banda, recursos gerais do sistema e proteção contra falhas. Esteja preparado para picos de tráfego!

Sites possuem limitações de recursos quanto a processamento e memória. A memória PHP é limitada conforme o plano e o número de processos definidos (requisições PHP), por isso confira se não é o momento de aumentar a capacidade do processamento e da memória do site. 

Além disso, não importa qual seja a causa, o aparecimento de um 503 é uma indicação de que você precisa de uma ferramenta de gerenciamento de falhas para ajudá-lo a detectar automaticamente esses problemas no futuro. 

As melhores ferramentas podem até alertar você e sua equipe imediatamente quando ocorre um erro. Que tal implementar algumas dessas dicas na sua estratégia digital?

Assine a nossa newsletter! Receba conteúdos como este no seu e-mail 🙂