Um site para salão de beleza pode impulsionar a sua empresa local, veja como criar um site profissional para você.

Como criar um site profissional para o seu salão de beleza

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quinta-feira, 16 de maio de 2019 | Comentários

Você pode pensar que apenas os maiores centros estéticos precisam de um site, mas a verdade é que o tamanho não importa. Um site para o seu salão de beleza pode dar o impulso que estava faltando.

Os hábitos de consumo mudaram, antes ter um espaço físico era um fator importante quando se tratava de confiar em uma empresa, mas agora a presença na internet é o grande protagonista. Você confiaria em uma empresa que não aparece no Google?

Ter um site, acompanhado de redes sociais ativas, fará com que o público ache você e confie mais. Ter um site profissional para o seu salão de beleza, com informações pertinentes, boas imagens e que se adapte ao dispositivos móveis, te dará mais credibilidade. Vamos ver como criar um site para salão de beleza para que você possa obter mais visibilidade no mundo digital e fazer sua empresa crescer.

Por que ter um site para salão de beleza?

A valorização da boa aparência inspirou maiores cuidados e investimentos das pessoas com a beleza. Assim, a procura por cosméticos e produtos de higiene pessoal tem crescido e estimulado várias empresas a realizarem pesquisas de tendências, ampliarem seus portfólios e desenvolverem campanhas para atender as novas necessidades do mercado.

A beleza é um dos setores da economia que mais cresce ano após ano. Segundo a E-commerce Brasil, o setor de beleza foi o segundo segmento de lojas online que mais cresceu no primeiro trimestre de 2018, com um aumento de 117% em relação ao mesmo período do ano passado. Sem falar que, em 2017, o mercado mundial de produtos de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos movimentou mais de US$ 72 bilhões. No Brasil esse valor foi de R$ 10 bilhões, o terceiro colocado entre os consumidores.

Um dos motivos por trás desse crescimento é a demanda de consumidores procurando informações sobre produtos e tutoriais de beleza. Outro fator relevante é o aumento da participação masculina no consumo de tratamentos estéticos e de produtos de beleza.

Então você já sabe, além de alcançar sua clientela fiel, um site para seu salão de beleza pode te ajudar a alcançar o público da internet que está procurando por serviços de boa qualidade.

Como criar o site para o seu salão de beleza

Além de entender a importância de colocar seu salão de beleza na internet, é bom ter em mente que essa nova tarefa não é tão simples, mas a boa notícia é que você não precisa se preocupar.

Hoje existem várias ferramentas que permitem a criação de um site sem a necessidade de entender sobre programação. Vamos entender o passo a passo que você deve seguir para criar seu site de uma maneira simples e rápida:

1. Registre um domínio

Esse é o primeiro passo para o seu salão de beleza ter uma presença online. Para que as pessoas possam encontrar seu salão, você deve registrar o nome de domínio, ele é o seu endereço na internet – aquele nome que vem depois do WWW.

É muito importante que você verifique a disponibilidade do nome de domínio, isso porque não existe mais um site com o mesmo. Para criar o domínio é usar o nome do seu salão, mas você também pode usar sua criatividade. As dicas para um domínio são: que seja fácil de lembrar, de escrever e que seja conectado com a sua ideia de negócio.

2. Escolha uma hospedagem de site

Se o domínio é o endereço do seu site, o local onde os arquivos que formam o site ficam armazenados é na hospedagem. Ela desempenha um papel fundamental, por isso é importante que você analise e compare quais são os planos que atendem às necessidades do seu site.

Será uma loja online, um blog ou um site institucional? Você espera mais de 500 visitas por dia ou vai começar do zero agora? Na HostGator temos diferentes planos de hospedagem para cada necessidade.

3. Comece a criação do site

Antes de colocar as mãos na massa, é importante que você idealize o seu site, você pode pegar um lápis e um papel para desenhar como você quer que ele seja. Pense também em todo o fluxo do visitante, a experiência do usuário no seu site. Quais páginas você deseja ter, quais informações deseja publicar, galeria de fotos, vídeos e contato. Que tipo de conteúdo é indispensável para um site de salão de beleza?

  • Serviços oferecidos: a lista de todos os procedimentos que o salão realiza
  • Galeria de fotos: os famosos antes e depois dos tratamentos realizados
  • Equipe: mostre quem é a sua equipe e qual a especialidade de cada um
  • Informações de contato: localização e telefone do seu salão
  • Área de atendimento online: ofereça um espaço para pedir orçamentos ou marcar horários

Se você não quer contratar uma agência ou programador para criar seu site, você pode fazer sozinho. E para isso você tem várias opções:

  1. Instalar um CMS e escolher um template
  2. Usar o famoso WordPress
  3. Usar o Criador de Sites da HostGator

Uma dica nessa etapa é pensar em como o seu site vai parecer no celular, já que hoje os acessos por mobile são mais representativos do que pelo computador. Muitos templates dos CMS, como WordPress e até mesmo o próprio Criador de Sites, já estão adaptados para os celulares – é o que chamamos de template responsivo.

Dicas para ter uma presença online bem-sucedida

E depois de criar o site para o seu salão de beleza, lembre que ele deve estar sempre se atualizando e você pode pensar em métodos para aperfeiçoar e deixar ele ainda melhor. Aqui estão algumas dicas que ajudarão a aumentar o alcance do seu site:

Faça o tratamento das imagens

Como na área estética e beleza estamos sempre preocupados com a aparência, fazer o tratamento adequado das fotos da galeria do seu site dará um impulsionamento na credibilidade com o público. Procure se preocupar com a qualidade das imagens, nitidez e foco. Afinal, uma imagem vale mais que mil palavras, não é mesmo?

Crie um formulário de contato

Ofereça um meio de contato rápido para as pessoas no seu site, isso pode ser feito criando um formulário dentro da sua página web. Assim as pessoas podem enviar mensagens e você pode responder às perguntas. Também ajudará você a entender quais serviços são os mais procurados e também marcar horários para serviços, mas lembre de sempre responder os contato.

Crie um perfil nas redes sociais

O Instagram e o Pinterest são redes sociais onde moda e beleza são assuntos em alta. Influenciadores digitais contam com milhões de seguidores nessas redes, principalmente no Instagram. Por isso, é importante que você tenha presença nas redes sociais também e responda ativamente às interações do seu público. Depois de criar seu site, não se esqueça de conectá-lo às suas redes sociais.

Crie um blog

A demanda por informações sobre produtos e tutoriais de beleza está cada vez maior e isso favorece as empresas por meio da produção de conteúdo sobre o assunto. Criar um blog supre essa demanda e aproxima ainda mais o público.

No setor de beleza, os clientes são influenciados pelos resultados, portanto você pode capturar a atenção no momento em que ele busca inspiração, ou seja, na hora da pesquisa. Informe sobre quais produtos podem oferecer melhores resultados e ofereça tutoriais que facilitem o uso.

Registre sua empresa no Google Meu Negócio

Outra estratégia que você não pode deixar de fora é colocar a sua empresa física no Google Meu Negócio. Quando você registra sua empresa no Google My Business, seu salão de beleza é exibido nos resultados da pesquisa pelo Google Maps.

Dessa forma, as pessoas mais próximas a você podem te encontrar, o que o ajuda a subir nos níveis de posicionamento orgânico do Google, e o melhor de tudo é que você não precisa pagar por isso.

Analise seu negócio

É importante que você saiba o desempenho do seu site, não apenas como ele está diante de seus olhos, mas também quantas pessoas entram, clicam e permanecem interessadas. Com o Google Analytics, você tem acesso a várias métricas que ajudarão você a conhecer e melhorar seu site.

Esperamos que esse post tenha incentivado a criar um site para seu salão de beleza. O mundo da internet é enorme e aqui nós temos as melhores dicas para você começar a criar seu negócio na internet. Que tal começar o seu site agora mesmo?

Você pode encontrar o conteúdo original em espanhol no blog da HostGator México.

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