SEO para mobile

Tudo o que você precisa saber sobre SEO para mobile

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quarta-feira, 30 de maio de 2018 | Comentários

O uso de smartphones no Brasil teve um crescimento avassalador. A estimativa da Fundação Getúlio Vargas é de que atualmente no país tenha um celular por pessoa. Segundo dados do IBGE, hoje somos 208 milhões de habitantes e a base instalada de smartphones é a mesma, com previsão de crescimento. Uma reportagem publicada pelo Estadão afirma que até 2019 serão 236 milhões de smartphones. Sendo assim, SEO para mobile deixa de ser complementar e se torna indispensável.

As estratégias de SEO (Search Engine Optimization) já são bastante usadas no desenvolvimento de sites com o propósito de alcançar um bom posicionamento nos mecanismos de busca e atrair mais visitantes. O SEO para mobile segue a mesma lógica do tradicional, porém a navegação do usuário nos smartphones costuma ser bem diferente dos desktops e isso precisa ser considerado.

Os principais desafios da estratégia de SEO para mobile

Um dos grandes desafios para quem trabalha com o desenvolvimento de sites é proporcionar uma boa experiência para os usuários e isso está diretamente ligado ao tempo de carregamento. Um estudo da Google aponta que 75% dos sites mobile das principais marcas brasileiras levam mais de 20 segundos para carregar. Se for cronometrar o tempo de espera para uma página carregar, você vai perceber que 20 segundos parece uma eternidade.

Se formos analisar dados de navegação, os números confirmam que sites lentos não têm vez. Segundo o portal Profissional de E-commerce, 64% dos usuários tendem a deixar a página se o carregamento for muito lento. Além disso, 62% das pessoas que passam por uma experiência negativa no mobile se tornam menos propensas a comprar. Assim, o SEO para mobile pode ser uma alternativa para reverter essa situação, tanto via sitemap, palavras-chave, links, entre outros cuidados que descreveremos a seguir.

No post por que um site lento é problemático (e como resolver isso) você pode conferir algumas alternativas para aperfeiçoar a estrutura do seu site. Inclusive, com dicas para acelerar a velocidade de sites mobile.

O que é AMP e como você pode usar?

Quem desenvolve sites ou estratégias de SEO para mobile precisa ficar de olho na sigla AMP, que significa accelerated mobile pages. O AMP é um dispositivo usado para carregar os sites com mais rapidez. Na prática funciona assim: você configura as páginas que deseja acelerar e sempre que o usuário acessá-las irá abrir uma versão simplificada que carrega mais rápido.

O AMP tende a trazer bons resultados, principalmente para quem já desenvolve uma estratégia específica de SEO para mobile. Os sites de conteúdo foram os primeiros a testar essa funcionalidade. Você pode visualizar páginas com AMP acessando Washington Post e Folha de S. Paulo via dispositivos móveis. O resultado da busca do Google apresenta um símbolo de raio nos sites com AMP.

3 dicas para seguir ao criar um site mobile

As técnicas usadas para a otimização de sites responsivos, que se ajustam aos dispositivos móveis, são chamadas de SEO para mobile. Como a navegação nos smartphones e tablets é diferente dos desktops, algumas técnicas de SEO também mudam. Por isso, listamos algumas dicas para você seguir. Confira!

1. Estude a busca pelo mobile

Um aspecto que você deve considerar ao elaborar uma estratégia de SEO para mobile é identificar o padrão de busca em smartphones, que costuma ser diferente dos desktops. Um dos motivos é o próprio teclado dos aparelhos, que é bem menor do que um teclado de computador. A tendência de quem pesquisa via smartphones é pesquisar por palavras-chave menores. Portanto, vale a pena analisar o comportamento do seu consumidor ao pesquisar sobre o seu segmento de atuação.

2. Use uma tipografia adequada

Quando for desenvolver um site é importante considerar a tipografia mais adequada para cada versão. Enquanto nos desktops as pessoas tendem a ficar mais distantes da tela, nos aparelhos móveis é diferente porque o hábito é segurar o dispositivo mais perto do rosto. Logo, se a versão tradicional de um site tem 16px, a versão mobile pode ser com 12px. Mas, isso não é uma regra, é só um exemplo. O ideal é testar e verificar se o texto proporciona uma leitura agradável e fácil.

3. Lembre-se dos espaços negativos

A sua estratégia de SEO para mobile deve andar lado a lado com o design. Afinal, de nada adianta seguir todas as questões técnicas e o site ficar muito carregado de textos, sem espaços em branco. Então, lembre-se: você não precisa preencher todos os espaços. Ter algumas áreas de respiro, como são chamados os espaços negativos, é importante para tornar a leitura agradável para o usuários.

Quer saber mais sobre SEO, sites mobile ou AMP? Compartilhe suas dúvidas conosco que podemos respondê-las num próximo post.

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