Fique por dentro das novidades do seu tema preferido

Aprenda a criar sites incríveis com facilidade

Use o poder da internet para divulgar o seu negócio

Inspire-se com as estratégias de grandes empresas

Conteúdos variados para alavancar os resultados do seu projeto

A confirmação da sua inscrição foi enviada para o seu e-mail

Agradecemos sua inscrição e esperamos que você aproveite nossos conteúdos!

Confira aqui como colocar JavaScript no HTML e como esse recurso pode ajudar no processo de criação de um site.

Você sabe como colocar JavaScript no HTML? Se a sua resposta foi “não”, este conteúdo pode te ajudar!

Nesse sentido, vamos nos aprofundar um pouco mais sobre o que é JavaScript, suas principais funções e vantagens. Também mostraremos duas opções para integrar essa linguagem às páginas em HTML de forma prática e eficiente.

Confira os detalhes a seguir!

O que é JavaScript? 

O JavaScript é uma linguagem de programação amplamente utilizada por desenvolvedores. Ela é útil, sobretudo, para a criação de conteúdos web interativos, como formulários, slideshows, menus, dentre outros.

É uma linguagem relativamente fácil de aprender e oferece diversos recursos que ajudam a melhorar a experiência do usuário. Dentre eles, podemos citar a captura dos movimentos do mouse, criando animações que respondem ao movimento do mouse sobre botões, menus, etc.

Nesse sentido, saber como colocar JavaScript no HTML aumenta muito a qualidade de qualquer projeto. Além disso, melhora de maneira significativa a experiência de navegação dos usuários.

No entanto, há mais de uma forma de integrar o JavaScript no HTML. Por isso, é preciso ter clareza sobre qual a melhor opção para cada tipo de projeto. Com isso, você executa o processo da forma correta e evita dores de cabeça.

Para te ajudar nisso, vamos explicar melhor esses detalhes e te mostrar como realizar essa integração de linguagens de duas formas diferentes. Veja a seguir.

registre seu dominio

Como colocar JavaScript no HTML? 

Se você está em dúvida sobre como colocar JavaScript no HTML, não se preocupe! Você pode realizar esse processo tanto de forma interna (no próprio código HTML), quanto por meio da inclusão de um arquivo externo.

Vamos ver o passo a passo de cada uma dessas formas, para ficar mais claro todo o processo. Confira a seguir.

Como colocar JavaScript no HTML de forma direta 

Uma das formas de como colocar JavaScript no HTML é incluindo o código dessa linguagem de forma interna. Ou seja, isso acontece dentro da própria página HTML.

Para isso, é preciso utilizar a tag <script></script>, abrindo e fechando o código JavaScript do início ao fim. Além disso, é preciso adicionar este código entre as tags <head> ou entre as tags <body>.

Ao incluir o código JavaScript na seção <head>, ele é carregado antes do conteúdo da página ser renderizado no navegador.

Isso significa que qualquer script incluído no <head> será carregado antes de qualquer elemento da seção <body> ser exibido na tela.

Isso pode melhorar a percepção de velocidade de carregamento da página para os usuários, pois o navegador começa a processar os scripts imediatamente.

Nesse sentido, é comum incluir <head>, bibliotecas externas, folhas de estilo ou scripts. Afinal, eles devem ser carregados antes que o conteúdo da página seja exibido.

No entanto, ao incluí-lo na seção <body>, ele é carregado após o conteúdo HTML da página ser carregado e exibido no navegador.

Isso significa que o script não bloqueará a renderização do conteúdo da página. É útil quando o script depende de elementos HTML que estão sendo carregados no <body>. Assim, garante que esses elementos existam antes que o script seja executado.

Pode ser preferível para scripts que não são essenciais para o carregamento inicial da página, como scripts de análise ou widgets de terceiros.

Veja um exemplo de inclusão entre as tags <head>:

Tela com código JavaScript em HTML
Adicionando código JavaScript em HTML

Usando um arquivo separado 

Agora, vamos ver como colocar JavaScript no HTML, por meio de um arquivo externo. Para isso, basta criar o arquivo em JavaScript no mesmo diretório do HTML e incluí-lo no código HTML. Faça isso utilizando a seguinte estrutura: <script src=”caminho para o arquivo JavaScript”></script>.

Veja o exemplo prático:

Tela com código JavaScript em HTML
Visualização de código JavaScript em HTML

Neste exemplo, o arquivo em JavaScript ficaria da seguinte forma:

Tela com código JavaScript em HTML
Visualizando um código JavaScript em HTML

Essa pode ser uma ótima forma de como colocar JavaScript no HTML. Afinal, ao colocar o código JavaScript em um arquivo externo, é possível reutilizá-lo em várias páginas sem duplicação.

Outra vantagem desse método: fazer uma alteração no arquivo JavaScript afetará todas as páginas que o referenciam. Assim, não é preciso atualizar cada página, como ocorre quando se incorpora o código JavaScript in line no HTML.

Além disso, uma vez carregado, o navegador pode armazenar em cache o arquivo JavaScript externo. Isso pode resultar em tempos de carregamento mais rápidos para visitas subsequentes.

Vantagens de usar JavaScript 

Após explicar como colocar JavaScript no HTML, vamos deixar também algumas informações sobre a vantagem de utilizar essa linguagem de programação: 

Pouca interação com o servidor 

O JavaScript permite a execução de scripts diretamente no navegador do cliente, reduzindo a necessidade de interação frequente com o servidor.

Isso significa que muitas operações podem ocorrer no lado do cliente. Dessa forma, reduz a carga de comunicação com o servidor e otimizando o desempenho do site.

Alguns exemplos são a validação de formulários e as atualizações dinâmicas na página sem a necessidade de recarregá-la por completo.

Interface amigável

Utiliza-se amplamente a linguagem JavaScript para melhorar a experiência do usuário em websites e aplicativos da web. Afinal, ela permite a criação de interfaces interativas e dinâmicas que respondem aos inputs do usuário de forma rápida e intuitiva.

Podemos citar, por exemplo, animações, transições suaves, pop-ups e feedbacks visuais, dentre outros, que podemos implementar facilmente usando JavaScript.

Fácil depuração

O JavaScript é uma linguagem de fácil depuração. Isso diminui a propensão a erros e acelera o processo de desenvolvimento.

Além disso, os navegadores modernos, como o Chrome, contam com ferramentas de desenvolvedor integradas que facilitam a depuração de código JavaScript.

Essas ferramentas permitem inspecionar o código, definir pontos de interrupção, visualizar variáveis e mensagens de erro. Elas podem até mesmo executar o código linha por linha para identificar e corrigir problemas. Isso pode facilitar ainda mais o processo de depuração.

Versatilidade 

JavaScript é uma linguagem de programação extremamente versátil. Pode-se utilizá-la tanto no desenvolvimento front-end quanto no back-end (Node.js).

Além disso, é amplamente adotada em uma variedade de contextos. Isso inclui desenvolvimento web, desenvolvimento de aplicativos móveis, desenvolvimento de jogos e automação de tarefas.

A capacidade de JavaScript de interagir com elementos HTML e CSS, bem como sua integração com várias bibliotecas e frameworks, o torna uma escolha poderosa para uma ampla gama de projetos e aplicações.

Programa de atualizações

As atualizações na tecnologia JavaScript são padronizadas e submetidas a ECMA International (associação dedicada à padronização de sistemas de informação.

Normalmente elas ocorrem anualmente e cada atualização incorpora novas funções e modificações que melhoram a fluidez e versatilidade da linguagem.

Conclusão 

Neste conteúdo, você aprendeu como colocar JavaScript no HTML. Além disso, viu quais são as aplicações e vantagens de utilizar essa linguagem de programação e sua integração com o HTML.

Apresentamos também algumas funções e vantagens do JavaScript e as possibilidades que sua integração com o HTML pode agregar em seus projetos.

Seguindo as dicas apresentadas neste conteúdo, você conseguirá mesclar as duas linguagens corretamente e terá mais agilidade na hora de programar.

Aproveite para conferir outros posts relacionados ao assunto:

Navegue por tópicos

  • O que é JavaScript? 

  • Como colocar JavaScript no HTML? 

    • Como colocar JavaScript no HTML de forma direta 

    • Usando um arquivo separado 

  • Vantagens de usar JavaScript 

    • Pouca interação com o servidor 

    • Interface amigável

    • Fácil depuração

    • Versatilidade 

    • Programa de atualizações

  • Conclusão 

Tags:

  • Domínios

Ketlin Gonçalves

Estrategista de conteúdo, especialista em SEO on-page e redatora web. Apaixonada por aprender e escrever sobre os mais diversos assuntos. Entusiasta do mundo digital e suas possibilidades!

Mais artigos do autor

Garanta sua presença online

Encontre o nome perfeito para seu site

www.

Comentários