Fique por dentro das novidades do seu tema preferido

Aprenda a criar sites incríveis com facilidade

Use o poder da internet para divulgar o seu negócio

Inspire-se com as estratégias de grandes empresas

Conteúdos variados para alavancar os resultados do seu projeto

A confirmação da sua inscrição foi enviada para o seu e-mail

Agradecemos sua inscrição e esperamos que você aproveite nossos conteúdos!

Saiba como a manutenção de site pode ajudar a sua empresa a oferecer um serviço ainda melhor para os clientes que acessam sua página.

Um dos primeiros passos para colocar o seu negócio na internet é criar uma página, mas o trabalho não termina aí: é preciso cuidar da manutenção de site.  

Existem diversos fatores que fazem com que a manutenção de site seja uma ferramenta poderosa no sucesso do seu negócio. Ela permitirá que você seja visto, venda mais, proporcione uma boa experiência para o cliente e ofereça um ambiente seguro aos visitantes do seu portal de notícias, loja virtual, blog, etc. 

Nesse artigo você irá entender o que é a manutenção de site, porque é importante pensar nisso e conhecer os elementos importantes nesse processo. Vamos lá? 

Ficou interessado em saber mais sobre o assunto? Então confira o material que preparamos em áudio no Blog Express:

O que é manutenção de site? 

A manutenção de site é uma sequência de procedimentos realizados para manter um site no ar, em pleno funcionamento e sem nenhum problema, com o objetivo de sempre proporcionar uma boa experiência para o usuário. 

É natural que com o tempo os plugins de um site fiquem desatualizados, que páginas deem algum tipo de erro ou que o portal se sobrecarregue com o aumento de visitas, por isso a manutenção de site é tão essencial. 

Por que é importante pensar em manutenção de site? 

Os motivos para pensar na manutenção de site são inúmeros, principalmente se você quer que o seu negócio cresça e que a internet seja um catalisador para esse objetivo.  

Veja porque é importante pensar em manutenção de site! 

O seu negócio precisa ser encontrado na internet 

Imagine que você tenha uma linda vitrine, mas ninguém passa na sua rua e ninguém vê seus produtos. É isso que acontece se você não realiza a manutenção de site. 

Um site pesado, que demora para carregar, tem plugins antigos, não possui um layout moderno e não está otimizado para ser encontrado nos buscadores da internet (como o Google e o Bing) não tem chance alguma de ser visto.  

Sua empresa precisa vender para crescer 

Seguindo o raciocínio de realizar a manutenção de site para ser encontrado, é importante também se importar em como o cliente vai se sentir ao entrar nessa loja. 

Ele vai encontrar tudo aquilo que precisa? As sessões estarão organizadas de forma simples, clara e intuitiva? As imagens são de alta qualidade? Ele conseguirá realizar sua compra facilmente sem erros cometidos por parte do e-commerce? 

A manutenção de site também é sobre isso: atender às melhores práticas de experiência do cliente, para ocorrer encantamento, confiança e ele volte a comprar sempre que necessário. Se isso não ocorrer, já sabemos: ele irá direto para a concorrência!  

Elementos importantes na manutenção de site 

Faça backups rotineiros 

Um fator muito importante na manutenção de site é garantir que backups de rotina estão sendo realizados. Eles podem ser diários, semanais ou mensais, programados na hospedagem do seu site ou com o auxílio de plugins de backup.

Esse item muito importante na lista! Não deixe de fazer, pois perder dados poderá comprometer o seu trabalho e o faturamento da sua empresa. 

Crie uma rotina de otimização 

Uma das formas do seu site ser encontrado nos mecanismos de busca é a realização da otimização SEO, que vai trabalhar palavras-chave nos textos, termos semânticos e deixar toda a parte escrita do seu site atraente para que o usuário tenha uma excelente experiência. 

Por isso, crie uma rotina de otimização para todo conteúdo que for entrar no site. Isso não serve apenas para conteúdos informativos, por isso invista na otimização em suas páginas de vendas também. 

Otimizar links também é uma etapa importante da rotina de SEO conhecida como link building, que ajuda o seu site a ganhar relevância perante os buscadores. 

No entanto, otimizar links não é somente isso, já que precisamos garantir uma excelente experiência para o usuário, Sendo assim, voltemos ao básico. 

Ao clicar em um link, a sua manutenção de site precisa garantir que ele está funcionando e o usuário irá encontrar o que precisa: otimize e teste todos os links do site com regularidade. 

Atualize o layout 

É normal que com o tempo alguns designs soem antigos, esse é movimento natural na modernização da comunicação visual. 

Além disso, a usabilidade de temas antigos tende a ser mais difícil, o que pode comprometer a experiência do seu público. 

Por isso é importante que de tempos em tempos ocorra a mudança de layout do seu endereço, e isso pode ser feito periodicamente com a manutenção de site. Invista em layouts intuitivos, modernos e responsivos.  

Como a manutenção de site deixa sua página mais segura? 

A sua página deve ser mais segura para todos que irão navegar nela, principalmente se for um e-commerce onde as pessoas confiam dados sensíveis na hora do cadastro. 

Hoje temos uma legislação mais rígida, chamada LGPD, quando o assunto é segurança de dados. 

Sites seguros devem estar protegidos para que as transações financeiras ocorram sem problemas, por isso a manutenção de site é tão importante. 

Ela previne que diversos problemas ocorram: 

  • a ação de hackers; 
  • a entrada de vírus e malwares; 
  • a desatualização dos plugins. 

Não basta que seu site tenha uma boa aparência, uma disposição intuitiva dos itens e um layout responsivo, pois ele também precisa proporcionar segurança. 

Por exemplo, um site seguro com certeza conta com um certificado SSL sempre atualizado, que serve para proteger informações dos usuários. 

Agora você já sabe que a manutenção de site é a espinha dorsal para que ter um negócio de sucesso na internet! Continue aproveitando os conteúdos da Hostgator e conheça as melhores práticas para criar um site de notícias, clique aqui e descubra!

Navegue por tópicos

  • O que é manutenção de site? 

  • Por que é importante pensar em manutenção de site? 

    • O seu negócio precisa ser encontrado na internet 

    • Sua empresa precisa vender para crescer 

  • Elementos importantes na manutenção de site 

    • Faça backups rotineiros 

    • Crie uma rotina de otimização 

    • Atualize o layout 

  • Como a manutenção de site deixa sua página mais segura? 

Tags:

  • Criador de Sites

Luiz Arthur Vasconcelos

Publicitário com mais de 15 anos de experiência como copywriter e produtor de conteúdo. Em sua carreira já trabalhou com grandes marcas nacionais e internacionais conquistando o reconhecimento de importantes premiações.

Mais artigos do autor

Garanta sua presença online

Encontre o nome perfeito para seu site

www.

Comentários