Contar com a ajuda de um blog para advogados é uma excelente forma de compartilhar informações e atrair mais clientes.

Se você é um profissional do Direito, deve saber da importância de se destacar no ambiente digital. Afinal, é por meio de buscadores, que muitas pessoas tiram dúvidas e procuram por soluções. Por isso, ter um blog para advogados pode ser uma excelente forma de atingir mais clientes.

Ele é uma das melhores ferramentas de marketing jurídico. Os conteúdos criados servem de base para adaptações para redes sociais, canais do YouTube e LinkedIn. Neste artigo, você vai aprender como criar um blog de advogados em seis passos. Confira!

Blog para advogados: entenda as vantagens

Investir em um blog para advocacia pode ser a chance de se tornar uma autoridade na sua área de atuação, já que ele será uma forma de compartilhar conteúdos informativos e relevantes para pessoas que buscam por soluções jurídicas.

Além disso, será possível conquistar novos clientes, ajudar a educar o público em relação aos direitos e ainda fazer um bom networking. Dessa forma, você conquistará a confiança e poderá crescer cada vez mais no seu nicho. 

Como criar um blog para advogados?

Agora que você entendeu que o blog para advogados pode ser uma ótima ferramenta de captação de clientes, é hora de compreender o passo a passo de como fazer o seu. Veja as dicas que preparamos para te ajudar.

Defina o domínio do seu blog

Por meio do domínio, as pessoas vão te achar na internet. Por isso, o primeiro passo para começar o seu blog para advogados é escolher o seu. Verifique a disponibilidade, pois é possível que o nome que você deseja já esteja sendo utilizado.

Ferramenta de pesquisa de domínio – Registro BR

Lembre-se que o domínio deve ser de fácil memorização, ter a ver com o negócio e não conter caracteres especiais, pois isso dificulta a leitura e a busca. Se precisar, você pode contar com as dicas de domínios criativos.

Tenha uma boa hospedagem

A hospedagem é o lugar onde você vai construir o seu site e armazenar os seus arquivos. É importante escolher uma boa hospedagem para garantir que seu blog de advogado funcione de forma estável e segura.

Por isso, contar com um serviço que garante ainda mais segurança, estabilidade e espaço de armazenamento, como a hospedagem plus, pode ser uma excelente alternativa para os profissionais do Direito.

Escolha um tema responsivo

A maioria das buscas e das navegações acontecem pelo celular. Por isso, é fundamental você começar a definir como o seu blog será visualizado a partir dos dispositivos móveis. Assim, você garante que seus clientes terão a melhor experiência ao consumir o seu conteúdo.

No WordPress, você encontra centenas de temas responsivos, que é o termo utilizado para dizer que um site se adapta bem a diferentes plataformas, como computador, tablet e celular. 

Conte com a ajuda dos plugins

Os plugins são ferramentas que ajudam a otimizar o seu blog para advogados e protegê-lo de possíveis invasores ou malwares. Veja alguns exemplos que separamos.

  • Yoast SEO: um plugin de otimização para mecanismo de busca muito utilizado;
  • Jetpack: ajuda a proteger seu blog de ataques, tem filtro de spams, verificação de malware e muito mais;
  • WP Security Scan: escaneia seu blog para encontrar pontos vulneráveis e sugerir ações corretivas;
  • Contact Form 7: permite colocar uma área de contato no seu blog de forma fácil;
  • Google Analytics for WordPress: com ele, fica ainda mais fácil ter acesso a todos os dados e métricas sobre o seu site;
  • ManageWP Worker: permite o backup de sites WordPress para um local externo;
  • Imagify: Comprime e redimensiona imagens para deixar seu blog mais leve;
  • Social Gallery: este plugin inclui imagens no seu blog como se estivesse na rede social.

Invista em conteúdo de qualidade

Agora que você já fez toda a parte estrutural, chegou a hora de começar a pensar no que irá postar. Para que você se torne uma autoridade, uma boa dica é utilizar o marketing de conteúdo e definir uma linha editorial que ajude seu público com dúvidas e dificuldades. 

Por isso, é muito importante entender quem é a sua persona e, por meio dela, começar a produzir materiais relevantes. Também faça uma pesquisa das palavras-chave e utilize as técnicas de SEO para que o seu blog fique bem posicionado nos buscadores.

Divulgue o seu blog

Na hora de divulgar o seu blog para advogados, você pode contar com a ajuda das redes sociais, dos clientes e dos parceiros. Dessa forma, as visitas vão aumentando, assim como a credibilidade do seu escritório de advocacia. Veja mais algumas ações para divulgar.

  • Coloque o link do seu blog em todas as suas redes sociais e na assinatura de e-mail;
  • Troque postagens com outros blogs do mesmo segmento;
  • Faça posts sobre assuntos que estão em alta.

Continue investindo no seu conteúdo

Se você gostou das dicas de como criar um blog para advogados, que tal aproveitar para aprofundar os conhecimentos e investir no seu conteúdo? Confira nosso post e entenda como usar um Instagram para advogado!