Como criar um blog no WordPress partindo do zero

Como criar um blog no WordPress partindo do zero

Escrito por HostGator Brasil

22 de setembro de 2017 | Comentários

Você percebeu que precisa de um blog, mas não faz ideia por onde começar? Este post é pra você! Vamos falar sobre o passo a passo para criar um blog no WordPress, uma das plataformas de gerenciamento de conteúdo mais usadas no mundo.
Dica: antes de colocar o seu plano em prática é válido fazer um planejamento, listando suas expectativas e objetivos de modo a facilitar as etapas seguintes.

3 passos para criar um blog no WordPress

Dois fatores são fundamentais para publicar um blog na internet: domínio e hospedagem. O primeiro será o seu endereço na internet (é o nome que virá após o “www”) e a hospedagem é onde os conteúdos do seu blog ficarão armazenados.

No post “O que é hospedagem de sites e como escolher o melhor custo-benefício para seu projeto“, explicamos detalhadamente a diferença entre domínio e hospedagem. Depois é só seguir os passos abaixo para criar o seu blog no WordPress.

1. Planejamento

Já pensou em qual é o objetivo do seu blog? Talvez você queira compartilhar experiências pessoais, divulgar informações relevantes sobre um produto ou serviço ou abordar temas voltados para um segmento específico. Essa definição poderá facilitar a escolha do domínio. Vamos supor que sua ideia seja criar um blog sobre moda. Partindo daí, você poderá buscar um nome que tenha afinidade com este universo. É importante dizer que cada domínio é único, portanto, verifique a disponibilidade. Também sugerimos a leitura do post tudo o que você precisa saber sobre domínios.

Com a temática e o domínio decididos, você já pode escolher a aparência do seu blog no WordPress. A plataforma disponibiliza várias opções de temas, alguns gratuitos e outros pagos, sendo que todos poderão ser customizados para o seu projeto. Você pode inclusive buscar por categorias, como negócios, viagens, gastronomia ou portfólio, entre outras. Também é importante pensar sobre a periodicidade das postagens, dias de publicação e quem você quer como leitor. Existem diversos métodos sobre como construir personas, passo essencial para definir quem é o seu público-alvo e quais informações importam para essas pessoas (e que devem constar no seu blog). Partindo disso, fica mais fácil criar um cronograma de pautas que realmente interessam o seu leitor.

2. Execução

Depois de refletir sobre os aspectos que descrevemos até aqui você já pode colocar a mão na massa. Mas antes, anote tudo o que definiu, objetivos e metas e use como referência para suas ações. Quando começar a criar seu blog no WordPress, você vai perceber o quanto foi importante ter feito esse planejamento. Além disso, este documento poderá orientar a sua estratégia de comunicação e divulgação do blog.

Uma dúvida bem comum no momento de começar a criar um blog no WordPress é sobre a versão “.com” e “.org”. A primeira tende a ser mais simples, pois não requer muito conhecimento sobre desenvolvimento de sites, porém a URL terá o nome que você escolher seguido de “worpress.com”, um exemplo é “www.meublog.wordpress.com”. Você não vai precisar contratar hospedagem, o que a princípio parece bom, mas na verdade acaba limitando um pouco o crescimento do seu blog.

Já a versão “.org” requer um pouquinho de conhecimento de PHP e CSS, que são linguagens de programação, mas existem vários fóruns e tutoriais que podem ajudar. Nesta versão será necessário comprar um domínio e contratar hospedagem, mas a URL será exatamente a que você escolher, ou seja “www.meublog.com.br”. Nesta versão você tem total controle sobre o seu blog e a liberdade de fazer todas as alterações que quiser.

Uma dica bem útil para quem está começando a se aventurar na arte de criar blogs é contratar uma Hospedagem WordPress. Você passa a contar em tempo integral com o auxílio de especialistas e seu projeto ganha em segurança e velocidade, afinal a plataforma já vem previamente instalada. Aqui no blog tem um post que explica o que é a Hospedagem WordPress e para quem ela é indicada.

Para criar um blog no WordPress.org basta seguir o passo a passo recomendado pela plataforma, que é autoexplicativa. Além disso, você também pode recorrer ao suporte e a fóruns que orientam sobre o uso do gerenciador de conteúdo. Na lista abaixo descrevemos os primeiros passos para criar um blog no WordPress.org:

  1. Defina um domínio para o seu blog
  2. Escolha uma hospedagem de sites
  3. Faça o download do WordPress
  4. Descompacte o arquivo do WordPress no servidor
  5. Crie um banco de dados
  6. Edite as configurações do seu blog
  7. Finalize a instalação
  8. Comece o gerenciamento do seu blog
  9. Publique seu primeiro post

Monitoramento

Mantenha o seu blog sempre atualizado para atrair cada vez mais leitores. Uma dica para ampliar o alcance das publicações é usar as redes sociais para divulgar os conteúdos publicados. Inclusive, os blogueiros profissionais fazem isso muito bem e você pode seguir a mesma estratégia.

É fundamental monitorar o desempenho das publicações e os acessos no blog para identificar melhorias. Recorra às ferramentas especializadas no monitoramento de sites e blogs, como o Google Analytics. Você também pode instalar plugins que orientam sobre como otimizar o conteúdo do seu blog para obter um melhor desempenho nos mecanismos de busca, um exemplo é o Yoast SEO.

Este post te ajudou a entender como criar um blog no WordPress partindo do zero? Se você ainda tiver dúvidas entre em contato conosco. Para finalizar, nossa última sugestão de leitura é o Manual do blog: tudo que você precisa saber.

Tags:, , , ,
Comentários